Agência reguladora dos EUA autoriza envio de 3 milhões de doses da vacina da Janssen para o Brasil, diz portal

Previsão é de que os imunizantes, com data de validade de 27 de junho, cheguem ao país na próxima terça (15)

Equipe InfoMoney

Frascos rotulados como de vacina contra Covid-19 em frente ao logo da Johnson & Johnson em foto de ilustração (REUTERS/Dado Ruvic)

Publicidade

SÃO PAULO – A US Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, aprovou neste sábado (12) o envio de três milhões de doses da vacina da Janssen, produzida pela Johnson & Johnson, para o Brasil. A informação é do portal G1.

Segundo a reportagem, a previsão é a de que os imunizantes, que requerem apenas uma dose para terem eficácia, cheguem nesta terça-feira (15) ao aeroporto de Guarulhos (SP).

Em depoimento à CPI da Covid no Senado esta semana, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, havia afirmado que o país receberia um lote com as vacinas, com data de validade de 27 de junho.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na ocasião, Queiroga foi questionado pelo vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), sobre o fato de o país poder receber o imunizante próximo ao prazo de validade.

“Em relação à Janssen, é procedente, um prazo mais curto, isso foi pactuado com o PNI, com o Conass e com o Conasems e entendemos que temos de fazer uma estratégia para aplicar essas três milhões de doses num prazo muito rápido para não vencer vacinas”, respondeu o ministro.

Segundo Queiroga, esse lote de vacinas da Janssen é uma antecipação, dado que estavam inicialmente previstas para chegar apenas no último trimestre do ano.

Continua depois da publicidade

Na quinta-feira (10), a Johnson & Johnson anunciou que a agência reguladora dos Estados Unidos aumentou de três meses para quatro meses e meio o prazo de validade de sua vacina contra a Covid.

No Brasil, contudo, a mudança depende ainda da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que está avaliando o pedido da farmacêutica.

Analista Wilson Neto apresenta os segredos das 5% das pessoas que são bem sucedidas no day trade. Inscreva-se no curso gratuito Desafio dos 5%.