Sigla: TOTS3F

Tipo: AÇÕES

A Totvs é uma empresa que atua com softwares de gestão empresarial. Na América Latina possui aproximadamente 30% de market share do segmento. Atua principalmente no Brasil, mas está presente em 41 países, com uma receita líquida, em 2018, de R$2,3 bilhões.

No Brasil, conta com 11 filiais, 52 territórios franqueados e 10 centros de desenvolvimento. Possui filiais na Argentina, Colômbia, Estados Unidos da América, México e Portugal. Ainda contra com 2 centros de desenvolvimento, nos Estados Unidos e México.

Oferece soluções personalizadas para 12 segmentos de negócios: agroindústria, construção e projetos, distribuição, educacional, serviços financeiros, hospitalidade e turismo, jurídico, logística, manufatura, saúde, serviços e varejo.

A companhia teve sua origem em 1969, a partir de um bureau de serviços criado por Ernesto Haberkorn. Era denominada Sistemas Integrados de Gerência Automática (SIGA). O bureau prestava serviços gerais na área de informática. Desenvolveu um sistema  de gerenciamento empresarial que permitiu a automação de processos administrativos.

Em 1983, com o surgimento dos microcomputadores, foi fundada a companhia, sob a denominação social de Microsiga Software. A nova empresa foi criada por Ernesto Mário Haberkorn e Laércio Cosentino. A Microsiga passou a atuar no mercado de softwares de gestão empresarial integrada.

Em 2003 adquiriu a Sipros do México. Em 2005 adquiriu a Logocenter. Em 2005 ocorreu a alteração da razão social para TOTVS S.A.. Em 2006 foi a primeira empresa do setor de TI da América Latina a abrir o capital, listada no Novo Mercado da B3.

Em 2008 incorporou a Datasul. Em 2009 alterou o objeto social para acrescentar “concessão de franchising”, criando a franquia TOTVS. Em 2016 ocorreu a alienação da TOTVS Resultados em Outsourcing Ltda para a Propay S.A..

A empresa está na B3 com ações ordinárias (TOTS3) e também está no mercado fracionário (TOTS3F).

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP Investimentos – é grátis!