Tezos XTZ

error_outline Atualizado às 05h36. Delay 15 min

Invista com taxa Zero

Sigla: XTZ

Tipo: CRIPTOMOEDA

Criada em 2017 pelo matemático Arthur Breitman, a Tezos é uma tecnologia peer-to-peer (P2P) capaz de modificar seu próprio conjunto de regras com o mínimo de interrupções na rede.

Seu whitepaper foi lançado em setembro de 2014, sendo que em 2017 a Fundação Tezos, uma organização sem fins lucrativos sediada na Suíça, levantou US$ 232 milhões no que se tornou um dos maiores ICOs (Oferta Inicial de Moedas) até então.

Seu sistema é baseado em contratos inteligentes, assim como ocorre com o Ethereum, mas com uma estrutura mais avançada pelo fato de poder mudar suas regras. O protocolo Tezos tem a capacidade de evoluir e implementar inovações, sem o risco de ter que passar por um “hard fork” (divisão).

As mudanças ocorridas na rede surgem conforme seus desenvolvedores propõem estas alterações. A partir disso, os detentores do token Tezos votam se aprovam ou não a proposta.

Diferente do que ocorre no Bitcoin ou Ethereum, a Tezos não usa o sistema de “prova de trabalho”, mas sim o “teste de prova”. Isso significa que todas as validações são realizadas virtualmente, e não por meio do uso computacional realizado no processo de mineração.