Índice de Sustentabilidade Empresarial ISE

Sigla: ISE

Tipo: ÍNDICE SETORIAL

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é uma ferramenta de análise de sustentabilidade das empresas listadas na B3.  O índice avalia a sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança.

Criado em 2005, o índice foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial. Seu desenho metodológico foi desenvolvido pelo FGVCes e B3.

Entre os objetivo do ISE, está a criação de um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável. Ele também busca estimular a responsabilidade ética das corporações.

O ISE ainda busca ampliar o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade. Ele cria diferenciações em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas. Também leva em conta a natureza do produto e o desempenho empresarial. No caso do desempenho, são avaliadas as dimensões econômico-financeira, social, ambiental e mudança do clima.

A mais recente carteira do ISE foi anunciada em 29 de novembro de 2018. Ela vigora no período de 07 de janeiro de 2019 a 03 de janeiro de 2020.

Desde a sua criação, o ISE apresentou rentabilidade de +203,8%, contra +175,38% do Ibovespa. O processo da carteira 2019 do ISE contou com a asseguração externa da KPMG. A empresa emitiu parecer de “Asseguração Limitada sem Ressalvas”. A asseguração do processo do ISE é realizada desde 2012.

Para compor o índice, as empresas devem tender aos critérios de sustentabilidade e ser selecionado pelo Conselho Deliberativo do ISE. Os ativos devem estar entre os 200 mais negociados no período das 3 carteiras anteriores. Também deve ter presença em pregão de 50% no mesmo período.

Atualmente o índice é composto por 28 empresas.

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP Investimentos – é grátis!