Sigla:

A Exxon Mobil Corporation é uma empresa petrolífera com sede no Texas, Estados Unidos. As operações da empresa incluem exploração e produção de petróleo e gás, geração de energia elétrica e extração de carvão e minerais. A Exxon Mobil também fabrica e comercializa combustíveis, lubrificantes e produtos químicos. Ainda possui estações de combustível, oleodutos e uma das maiores frotas de navios-tanque do mundo.

A companhia está organizada em três divisões. A divisão de Upstream opera exploração de petróleo, extração, expedição e operações de atacado. A divisão de Downstream, opera marketing, refino e varejo. A divisão química produz uma série de petroquímicos.

A Exxon Mobil foi formada oficialmente em 1999 a partir da fusão da Exxon com a Mobil. Ambas as empresas surgiram a partir da Standard Oil of Ohio, de John D. Rockefeller, criada em 1870.

Acusada de monopólio, a Stantard Oil, foi dissolvida em 1911. A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que  deveria ser dividida em 34 empresas. Entre essas empresas estava a Jersey Standard, que acabou se tornando a Exxon, e a Socony, que acabou se tornando a Mobil.

A Exxon Mobile está listada na B3 com a BDR EXXO34 e também está no mercado fracionado (EXXO34F).

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP Investimentos – é grátis!