Sigla: RANI4F

Tipo: AÇÕES

A Celulose Irani S.A. é uma empresa que fabrica papel para embalagem, caixas e chapas de papelão ondulado e resinas. Atua de maneira integrada, desde a área florestal, passando pela fabricação de papel e embalagens. Também fabrica resinas para a produção de tintas, vernizes, adesivos, esmaltes, perfumes, entre outros produtos.

Com sede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, está presente em 4 estados brasileiros. Possui certificação de Cadeia de Custódia FSC®, garantindo o monitoramento das matérias-primas em todo o processo.

O início da empresa se deu em 1941, com o início da construção de uma fábrica de papel em Campina da Anta por Alfredo Fedrizzi. Na década de 1950 a empresa realiza expansões na fábrica com duas novas máquinas de papel. Também inaugura a usina hidrelétrica São Luiz, em Ponte Serrada.

Na década de 1960 a área florestal da Irani começou a ser estabelecida com sementes de Pinus da Geórgia. Na década de 1960 a empresa realizava sua produção em vargem Bonita (SC). O armazenamento era feito em Herval D’Oeste e depois a produção ia por ferrovia até Barra Funda (SP), onde era distribuída para o país. Na década de 1970 a empresa inaugurou sua quarta máquina de papel, entrando no ramo de kraft. Nos anos 1980 inaugurou uma caldeira de biomassa.

Na década de 1990 a empresa passou a ser controlada pelo grupo Habitasul. A empresa adquiriu a Orprin Fábrica de Papel Ondulado. Também incorporou a unidade de móveis de Rio Negrinho (SC).

Nos anos 2000 foi inaugurada uma usina de co-geração de energia. Também inaugurou a quinta máquina de papel e a unidade de embalagens. Nos anos 2010 adquiriu a Indústria de Papel e Papelão São Roberto.

Em 2018 o grupo Habitasul colocou a Irani à venda.

A empresa está listada na B3 com ações ordinárias (RANI3) e preferenciais (RANI4). Também está no mercado fracionário (RANI3F e RANI4F).

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP Investimentos – é grátis!