Sigla: CEPE3F

Tipo: AÇÕES

A Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) é uma empresa de distribuição de energia elétrica do estado de Pernambuco. Também atende o município de Pedras de Fogo, na Paraíba. Atende cerca de 3,6 milhões de clientes, em 186 municípios. Opera mais de 147 mil km de linhas de transmissão.

A Celpe nasceu em 1965 como Companhia de Eletricidade  de Pernambuco. Foi criada a partir da fusão do Grupo Pernambuco Tramways e o Governo do Estado, com as funções do Departamento de Águas e Energia.

A partir de 1988, se tornou responsável pela geração e distribuição da energia termelétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha.

Em 2000, a empresa foi privatizada em leilão, realizado na sede da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, pelo valor de R$ 1,9 bilhão. O processo ocorreu sob a coordenação do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). A empresa foi comprada por um consórcio. As compradoras foram a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, a carteira de investimentos do Banco do Brasil e o Grupo Iberdrola, da Espanha.

Em 2011 a Celpe conquistou grau de investimento da agência Standard & Poor´s. A classificação passou de ‘BB+’ para ‘BBB-‘ na Escala Global e ‘brAA+’ para ‘brAAA’ em Escala Nacional Brasil.​

Em 2013 a empresa inaugurou a primeira usina solar fotovoltaica do Estado. Em 2016 realizou investimento de R$ 820 milhões. A verba foi destinada a obras de ampliação da rede, manutenção, automação e modernização do sistema elétrico, além da construção de 10 subestações.

A Celpe está listada na B3 com ações ordinárias (CEPE3) e preferenciais do tipo A e B (CEPE5 e CEPE6). Também está no mercado fracionário (CEPE3F, CEPE5F e CEPE6F).

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP Investimentos – é grátis!