Sigla: EEEL4F

Tipo: AÇÕES

A Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) é uma empresa de economia mista. Pertence ao Grupo CEEE, concessionária de serviços de geração e transmissão de energia elétrica no Estado do Rio Grande do Sul.

A CEEE-GT possui 15 usinas, localizadas nos sistemas Jacuí e Salto, que totalizam uma capacidade própria instalada de 909,9 MW de potência. A empresa também dispõe da potência oriunda da participação em 8 projetos de parceria público-privada. Essa potência adicional é de 319,83 MW, atingindo uma capacidade total de 1.229,73 MW.

A energia produzida pelas usinas destina-se ao suprimento do Sistema Integrado Nacional (SIN). Os clientes são empresas de Distribuição e Consumidores Livres do mercado.

A CEE-GT também é a responsável pela maioria das instalações da Rede Básica de Transmissão do Estado. Viabiliza o transporte e suprimento de energia às Concessionárias de Distribuição que atuam no RS. Também atende potenciais Consumidores Livres e Produtores Independentes. Possui 55 subestações e aproximadamente 6.000 km de linhas de transmissão.

A origem da empresa se deu em 1943, com o Decreto-Lei Estadual nº 328, que criou a Comissão Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Em 1996 foi aprovada lei que permitiu alienar até 49% do Capital Social da Companhia. Após privatizações, a empresa permaneceu com concessões para geração hidrelétrica, transmissão e distribuição.

A CEEE-GT surgiu em 2006, quando ocorreu cisão parcial da CEEE. Uma parcela do seu patrimônio foi usado na constituição da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D). Na mesma ocasião, também foi aprovada a mudança para a denominação atual.

O principal controlador da CEEE-GT é a CEEE Participações, que detém 65,92% das ações, seguida da Eletrobrás, que detém 32,58%. As ações pulverizadas correspondem a 0,56%, enquanto 0,93 estão com outros acionistas.

A empresa está listada na B3 com ações ordinárias (EEEL3) e preferenciais (EEEL4). Também está no mercado fracionário (EEEL3F e EEEL4F).

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP Investimentos – é grátis!