Conteúdo oferecido por

Renda fixa sem IR: conheça a modalidade que chama a atenção do mercado com ganhos elevados

Debêntures incentivadas são a nova tendência entre os investidores para acelerar os ganhos na renda fixa

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O ciclo de queda nas taxas de juros diminuiu os ganhos nominais na renda fixa, mas ainda é possível encontrar boas oportunidades que podem gerar rentabilidade líquida de dois dígitos. Especialistas em investimentos têm recomendado aos investidores analisarem com mais atenção a possibilidade de aplicar nas debêntures incentivadas, também conhecidas como debêntures de infraestrutura. “Hoje é difícil falar em maior rentabilidade em renda fixa sem falar de debentures incentivadas”, afirma Célson Plácido, estrategista-chefe da XP Investimentos.

Essas debêntures são uma modalidade de renda fixa com alíquota zero do Imposto de Renda – ou seja, o investidor recebe toda a rentabilidade acumulada, sem descontos de impostos, o que não acontece na maioria dos investimentos em renda fixa. Criada pela Lei 12.431, essas debêntures são um mecanismo para incentivar as empresas a investirem em projetos de infraestrutura, permitindo que elas captem recursos em condições mais atrativas.

Para esclarecer todas as dúvidas sobre as debêntures incentivadas, como investimento mínimo, segurança, liquidez, histórico e outras questões, a XP Investimentos produziu um vídeo explicando todas as caractéristicas do investimento. Confira, abaixo:

Ganhos muito acima do Tesouro Direto

A plataforma da XP Investimentos disponibiliza debêntures incentivadas que pagam taxas prefixada ao redor de 5% mais a variação do IPCA, de empresas com grau de investimento. O investimento mínimo costuma ser por volta de mil reais.

Como base de comparação, o Tesouro Direto também oferece títulos públicos que pagam a mesma taxa, mas se o investidor carregar esses títulos públicos até o vencimento ele pagaria um Imposto de Renda de 15% sobre os ganhos. Considerando um IPCA teórico dentro da meta estabelecida pelo governo, de 4,5%, esse investimento pagaria uma rentabilidade próxima a 8% ao ano no período, descontando os impostos e taxas, contra ganhos próximos a 9,5% nas debêntures incentivadas com a mesma taxa.

Para aplicar em debêntures incentivadas, abra a sua conta na XP Investimentos e aumente seus ganhos em renda fixa.

Disclaimer:

CONTEÚDO PATROCINADO XP INVESTIMENTOS. Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 483, de 6 de julho de 2010. Este material tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. Os instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br. ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO NO VAREJO.