Tesouro Direto permite programar operações de compra e venda; entenda

Investidor pode agendar aplicações para evitar com que dinheiro fique parado na conta

Equipe InfoMoney

Publicidade

Manter o dinheiro parado na conta significa abrir mão de ganhos. É por isso que o Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do Tesouro Nacional, oferece a opção de investimento programado. Essa opção permite agendar compras ou vendas de ativos para datas específicas, de modo que o dinheiro sempre continue rendendo.

O processo de agendamento é simples. O sistema pede para definir a data do primeiro investimento, e então o investidor tem três escolhas: pode manter essa programação para todos os meses até uma determinada data; manter até que as operações programadas chegue a um número previamente definido; ou até que o investidor cancele a programação.

Então basta escolher o título público e inserir o valor financeiro para concluir o agendamento. Até um dia antes de a operação ser executada é possível consultar, cancelar ou alterar a programação. Caso o ativo deixe de ser negociado pelo Tesouro Direto, o investidor é alertado por e-mail com um dia de antecedência para alterar o agendamento – se ele não reprogramar, a operação é cancelada.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mas, antes de prosseguir com essa estratégia, é importante se atentar para o fato de que a taxa paga pelo título público pode ser diferente daquela que o investidor observou no dia de quando agendou a programação, porque os valores considerados serão do dia em que a ordem for efetivamente executada.

Reinvestimento

Além do investimento programado, também é possível reinvestir os cupons ou os valores recebidos na data de vencimento do título público. Reinvestir o cupom é desaconselhável. Se a ideia for reaplicar, a melhor opção seria comprar um título público com pagamento apenas no vencimento, para evitar custos com taxas e impostos.

Continua depois da publicidade

Reinvestir o montante recebido na data de vencimento é mais simples. O sistema oferece uma relação com seus títulos públicos e então mostra a lista de ativos para reaplicar. Basta escolher a data do reinvestimento, a porcentagem a ser reaplicada e concluir a operação.

Para começar a investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos.