Entenda como o capital de giro pode impulsionar sua empresa

Ter capital de giro é fundamental para companhias que querem crescer de maneira rápida e saudável

Letícia Toledo

Publicidade

Uma pesquisa do Sebrae revela que a falta de capital é uma das principais dificuldades enfrentadas por pequenas e médias empresas. Independente do segmento, ter capital de giro é fundamental para companhias que querem crescer de maneira rápida e saudável.

O capital de giro é a reserva de recurso a ser utilizada durante o dia a dia da empresa, seja para a compra de novos equipamentos, matéria-prima, para pagar contas ou outros gastos.

Conheça mais sobre a Nexoos clicando aqui

Continua depois da publicidade

Empresas com receita volátil, que estão em rápida expansão ou que precisam construir um grande estoque, muitas vezes necessitam de um valor maior de capital de giro e recorrem a empréstimos.

Em sua forma mais básica, a necessidade de se obter um capital de giro extra pode ser calculada por meio do ativo circulante (dinheiro em banco, no caixa, contas a receber), subtraído pelo passivo circulante (fornecedores, contas a pagar, empréstimos).

Capital de giro = Ativo circulante – Passivo circulante

O estudo do Sebrae também revela que grande parte das pequenas e médias empresas brasileiras que consegue sobreviver (39%) contam com a negociação nos prazos de pagamento com fornecedores ou obtiveram empréstimos para quitar suas despesas.

Obter empréstimos de maneira rápida, barata e segura é uma realidade cada vez mais presente na vida do empreendedor brasileiro com o surgimentos de startups de finanças, as chamadas fintechs. Nesse cenário, um tipo de empréstimo que vem crescendo entre empreendedores é o peer-to-peer lending.

Nesse modelo, o dinheiro é emprestado por pessoas que decidem financiar empresas, sem a intermediação dos bancos. Arrecadando o dinheiro de diferentes investidores, a empresa consegue obter o valor necessário para o seu capital de giro de maneira rápida e com taxas menores do que as de grandes bancos.

Fundada em 2016, a Nexoos é referência neste tipo de empréstimo. De maneira 100% online, ela já intermediou mais de R$ 120 milhões em financiamentos para mais de mil empresas a uma taxa de juros média de 2,8% a.m. Faça uma simulação de empréstimo com a Nexoos preenchendo o formulário abaixo.

Conheça mais sobre a Nexoos clicando aqui

Especiais InfoMoney

Será que a minha empresa precisa de um empréstimo? Aprenda a calcular

Fintech oferece empréstimos para empresas sem aprovação de banco e com juros baixos 

Saiba como fugir das taxas altas na hora de conseguir um empréstimo para a sua empresa

Letícia Toledo

Repórter especial do InfoMoney, cobre grandes empresas de capital aberto e fechado. É apresentadora e roteirista do podcast Do Zero ao Topo.