EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em conteudo-patrocinado

Ferramenta permite planejar gastos para compra de imóveis, carros e até mesmo viagens

Planilha oferece acompanhamento detalhado de receitas e gastos para planejar o melhor modo de entrar em um consórcio

Sonhos de consumo como imóveis, carros, cursos de pós-graduação ou até mesmo viagens internacionais podem ser alcançados usando o conceito de economia compartilhada, por meio dos consórcios. Para não ter sustos, é preciso ter uma boa dose de planejamento financeiro, e para facilitar esse controle a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) disponibiliza uma planilha gratuita para controlar todas as entradas e saídas do orçamento pessoal de modo intuitivo e prático. Para fazer o download, clique aqui

A ABAC é a entidade sem fins lucrativos que representa, desenvolve e fortalece as Administradoras associadas e o Sistema de Consórcios, que funciona do seguinte modo: um grupo de consumidores com interesse em comum se unem em um fundo comum para parcelar integralmente o valor do bem ou serviço. Todo mês há um ou mais sorteios para definir quem irá receber a carta de crédito, o que também é definido por meio da oferta de lances.

Mas no caso de atrasos nos pagamentos, o consorciado fica impossibilitado de concorrer ao sorteio ou ofertar lances naquele mês. É justamente para evitar essa situação que a ABAC oferece a planilha. Apesar de o controle do orçamento ser uma dica de ouro dos especialistas em finanças pessoais para identificar a real capacidade financeira de cada um, essa não é uma dica que o brasileiro médio costuma seguir.

Pesquisa conduzida pelo SPC Brasil em 2016 mostrou que quase metade dos brasileiros – 48,5% – não fazem nenhum controle sistemático dos gastos. O levantamento foi além e concluiu que mesmo entre aqueles que dizem acompanhar de perto a vida financeira, a maioria não mantém um controle tão eficaz quanto imaginam: quase um terço desses entrevistados não registra gastos com itens supérfluos, e quase um quarto não anota os rendimentos.

Para que esse acompanhamento seja mais próximo, a ferramenta da ABAC orienta o usuário a inserir o valor que tem no início do mês em uma linha e acrescentar, nos campos indicados, as entradas no orçamento com salários, vale alimentação, comissões, aluguel e outros rendimentos.

Ao tratar das despesas, o detalhamento é maior: são oito grandes categorias – contas fixas, alimentação, educação/lazer, transporte, saúde, gastos previstos, investimentos/financiamentos, outros –, e cada uma delas apresenta diversos campos para detalhar os gastos e ter um controle mais próximo de toda a vida financeira. Ao final, a planilha indica quanto sobra para poupar ou investir.

Esse acompanhamento do orçamento é fundamental para quem tem interesse em se juntar a um consórcio e adquirir bens e serviços como imóveis, carros, viagens, cursos, cirurgias, e muito mais. Seja qual for o caso, é importante manter o controle dos gastos para alcançar seus objetivos sem aperto financeiro.

Para conhecer mais sobre o Sistema de Consórcios, clique aqui e acesse o site da ABAC.

 

Contato