Saiba como investir no S&P 500, maior índice de ação do mundo

Confira as formas mais fáceis de investir no índice aqui no Brasil

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Em 2015, o mercado de ações brasileiro sofreu com a crise econômica agravada pela crise política. O Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, encerrou o ano com queda de 13,31%. Este ano, a possibilidade de mudanças de governo com o impeachment da presidente Dilma Rousseff tem feito a bolsa alcançar bons resultados, mas a o cenário de incerteza continua. Se você não está disposto a correr riscos tão altos, investir fora do Brasil pode ser uma opção.

Você já ouviu falar do S&P 500? Ele é o maior índice de ação do mundo, composto pelas 500 empresas norte-americanas, selecionadas para compor esse índice de acordo com critérios como tamanho, liquidez e setor. Os fundos de índices (ETFs, da sigla em inglês) e os Certificados de Operações Estruturadas (COE) são as principais formas de investir nesse índice. Confira um abaixo mais sobre cada uma dessa aplicações. 

Fundos de Índices 

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Uma das formas de investir no S&P 500 no Brasil é através do ETF S&P 500 FI em Cotas de Fundo de Índice, negociado sob o código IVVB11 na Bovespa e gerenciado pela BlackRock. Em 2015, o IVVB encerrou o ano com uma valorização de 47,06%.

Aplicando neste ETF o investidor pode ganhar com a alta das ações que compõe o índice e ainda multiplicar os ganhos com a alta do dólar. Para se ter uma ideia, se a moeda americana se valorizar 5% em um mês em que o S&P 500 suba outros 5%, o investidor terá um retorno de 10,25%. Para saber mais sobre esse investimento, acesse nossa página especial sobre ETFs

COE

Continua depois da publicidade

Certificados de Operações Estruturadas (COE) são um investimento bastante conhecidos pelos investidores da Europa e Estados Unidos. No Brasil este investimento completou dois anos em janeiro deste ano. Segundo a Cetip, no ano passado, foram realizadas 74.143 emissões desses certificados, chegando a um estoque de R$ 7,7 bilhões, o dobro do número registrado em 2014, que foi de R$ 3,8 bilhões. Atualmente são 17 instituições financeiras que emitem os certificados.

A grande vantagem deste investimento é que ele permite o ganho da renda variável, com a proteção da renda fixa, já que a maioria dos COE contam com capital protegido. Através desse produto é possível investir em moedas, ações, ativos internacionais e índices como o S&P 500, por exemplo.

Ao investir no S&P 500, o cliente tem a possibilidade de ter ou não exposição cambial, participando da alta de forma ilimitada e com o principal protegido. Vale lembrar que os COE não têm garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), ou seja, há risco de crédito do banco emissor. Para saber mais sobre esse investimento, confira a página completa sobre COE

Para investir nesse produto é preciso ter conta em algum banco que emita o certificado ou em uma corretora que distribua este produto. Antes de aplicar é necessário assinar o DIE – Documento de Informações Essenciais (é preciso assinar um documento diferente para cada COE que o cliente investir).

Quer começar a investir em COE? Abra sua conta agora, CLICANDO AQUI