Traders estão ganhando com opções e gasto zero; conheça estratégia

Conheça a estratégia que possibilita a investidores obter ganhos exponenciais com opções de ações

Tarcisio Alves

Publicidade

SÃO PAULO – Traders de todo o país estão obtendo lucros na Bolsa realizando operações que antes estavam restritas a traders das grandes instituições financeiras e tesourarias de bancos. Um exemplo disso é o biomédico Neemias Castro, de Sorocaba (SP).

“Na sexta-feira, montei um ZCC [zero cost call, operação que o trader não desembolsa dinheiro, operando apenas com a garantia na corretora]: comprei 4.000 PETRG26 e vendi 5.400 PETRS26. Recebi R$ 108. Desmontei agora, recebendo R$ 8.664.48”, descreve Castro, que investe em opções há pouco tempo — exatos quatro meses. 

“Antes, eu tinha conhecimento apenas do mercado de ações”, afirma ele, que opera com o auxílio de um robô. “Monto rapidamente as operações e fica muito fácil acompanhar”, diz.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Castro é um dos alunos da Sala do Mestre dos Derivativos, do professor Su Choung Wei, que vem ensinando estratégias com derivativos para traders desde janeiro.

Ganhando até em alto mar

Dias atrás, o petroleiro Thiago Coutinho, do Rio de Janeiro, montou uma operação com base na estratégia batizada de butterfly (ou borboleta), na qual se compra uma opção a strike mais baixo, vende-se duas intermediárias e compra-se uma de strike mais alto. O objetivo é ganhar com o desgaste do “miolo” vendido. 

“Entrei no dia 22 de junho e desarmei no dia 27, com um lucro de 50%”, comenta ele, que investiu em operação estruturada da Petrobras. também o geólogo Pedro Sales, de Belo Horizonte, começou o dia “bem demais”, nas suas palavras, com “50% de lucro na PETRG9”. 

Continua depois da publicidade

“Faço as operações tanto embarcado, pois trabalho em uma plataforma de perfuração, quanto de casa. Armo o robô, deixo-o trabalhando”, explica ele Coutinho, que, como se vê, não encontra barreiras para fazer as operações. Embora tenha mais experiência, investindo desde 2007, Sales lança mão dessa estratégia ultimamente e vem obtendo ganhos expressivos, em que “o percentual variou de 40% a 80% em umas sete operações no último mês”.

A butterfly e a zcc são apenas duas das muitas estratégias disponíveis para quem sabe operar como profissionais do mercado financeiro e das tesourarias das grandes instituições.

“Estudamos os derivativos de bolsas de valores, com foco em opções de ações com liquidez”, explica o Su Choung Wei, professor dos três traders. “Nossa matéria prima é o tempo”, prossegue Su. “Fatores como tempestividade, delta, vega, gama e superfície de volatilidade não fazem parte das nossas estratégias. Simplesmente porque somos estrategistas em vez de especuladores. O foco é em estratégias simples. Quanto mais simples, melhor”, diz.

Para conhecer essas e outras estratégias do professor Su, clique aqui