Atual sistema tributário fomenta desigualdade social

Presidentes da Fenafisco e da Anfip discutem reforma tributária no Brasil

Equipe InfoMoney

Publicidade

Autores: Charles Alcantara, presidente da Fenafisco, e Floriano Sá Neto, presidente da Anfip

A desigualdade de renda é o aspecto mais visível das disparidades sociais brasileiras. Entretanto, elas vão muito além desse tópico. A desigualdade também é reflexo da elevada concentração de riquezas, da centralização dos meios de produção, da injustiça tributária, do mercado de trabalho e da assimetria do acesso aos bens e serviços básicos entre classes sociais e regiões do país. Um cenário que revela que, em pleno Século 21, o país ainda não foi capaz sequer de enfrentar mazelas históricas herdadas de mais de três séculos de colonização.

Para que se enfrentem as múltiplas faces das desigualdades, é necessária uma ampla reforma do sistema tributário nacional, contemplando a totalidade das suas anomalias e pensada na perspectiva do desenvolvimento. É preciso que o novo sistema seja espelhado na experiência de países desenvolvidos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Sabendo disso, e observando a falta de propostas que realmente mudem o sistema tributário e contribuam de forma efetiva para a melhora da economia, a Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital) e a Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) lançam no próximo dia 25, na Câmara dos Deputados, o manifesto Reforma Tributária Solidária: menos Desigualdade, mais Brasil.

O documento suprapartidário vai apresentar oito premissas, retiradas de um grande documento composto por 36 artigos inéditos escritos por mais de 40 especialistas. O diagnóstico e as premissas guiarão o processo de elaboração de propostas de mudança no sistema tributário que serão apresentadas aos presidenciáveis em agosto deste ano.

A história econômica revela que o desenvolvimento das nações sempre decorreu de decisão política coordenada pelo Estado e viabilizada por instrumentos de política econômica, dentre os quais o sistema tributário ocupa papel central. Os países que obtiveram maior êxito em seu processo de desenvolvimento combinaram tributação progressiva com Estado de Bem-estar Social.

Continua depois da publicidade

E é exatamente essa combinação que defendemos. Uma das soluções urgentes que apresentamos nesse sentido é a diminuição dos impostos indiretos (sobre consumo e serviços) e maior tributação da renda e patrimônio das camadas localizadas no topo da pirâmide social.

São muitas as mudanças necessárias neste verdadeiro manicômio tributário que vivemos. Contudo, o primeiro passo já fizemos: um profundo diagnóstico da doença, com a indicação do caminho para o tratamento. Agora, precisamos contar com a participação da sociedade e com o compromisso de candidatos e governo. Que esta pauta não seja negligenciada ou tratada como nos últimos anos, apenas com recortes insuficientes que não resolvem as anomalias crônicas do atual sistema tributário.

Quer ver seu texto publicado no InfoMoney? Nós também! Clique aqui e envie seu artigo.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.