CONTEÚDO DO LEITOR: Quem foi que disse que eu tenho que me aposentar aos 65 anos?

Confira o artigo escrito por Michelle Franco, de 39 anos, especialista em inteligência financeira e coach para o "Conteúdo do Leitor" do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Autor: Michelle Franco, 39 anos, Especialista em Inteligência Financeira e Coach.

Fomos ensinados e condicionados a trabalhar para o dinheiro e se aposentar aos 65 anos. Quando você tinha 18 anos, alguém te falou para escolher um trabalho que te trouxesse renda passiva? Alguém te ensinou que se você quisesse se aposentar ainda jovem que existia um caminho com técnicas e estratégias predefinidas?

Ser financeiramente independente ainda jovem é uma busca fantástica e de muito aprendizado. É um processo. E um caminho desafiador e de auto-descoberta.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

E por onde começar? Você começa organizando e classificando suas despesas em obrigatórias fixas e não obrigatórias variáveis. E então, você calcula o preço da sua segurança financeira, ou seja, as suas despesas básicas divididas em setores. A soma de todos os setores como: moradia, alimentação, transporte, educação, lazer, etc é o preço da sua segurança financeira. Exemplo de despesa obrigatória fixa: aluguel, condomínio. E exemplo de despesa não obrigatória variável: roupas e sapatos.

O que e mais importante você vai classificando primeiro, assim, você perceberá que o que vai ficando por último é o menos importante, possivelmente você poderá reduzir ou cortar. 

A sua principal renda, ou seja, sua principal atividade, é para suprir as suas necessidades básicas, agora você conhece o preço da sua segurança financeira.

Continua depois da publicidade

Para acelerar a sua jornada rumo à sua independência financeira, pergunte o que você pode fazer hoje para aumentar a sua renda principal e faça. Depois vá para a renda extra. 

Crie renda extra. Esse segundo formato de renda é para investir 100% dela. Busque investimentos que atendam seus objetivos de viver de renda ainda jovem. Ex: Fundo imobiliário, imóveis de aluguel, dividendos, etc. Uma característica a ser observada nesses investimentos é que todos eles retornam um valor mensal com o objetivo de financiar o seu estilo de vida no futuro.

Aumente sua renda mensal, seja um perito no que você faz, estude, participe de treinamentos, crie oportunidades, crie e compre ativos, lembrando que ativo e tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso. Ex.: imóveis de aluguel, escrever um livro, ebook, parcerias, criação ou venda de infoproduto, outros formatos de vendas na internet, você pode escolher ser um freesider,  etc.

E o que fazer com esse novo dinheiro? Economize o máximo que você puder para investir, multiplicar o seu dinheiro. Não é para você viver abaixo das suas possibilidades. Isso gera escassez. O objetivo aqui é gerar abundância. Por isso, a importância de conhecer o preço da sua segurança financeira e ganhar mais, economizar mais para investir mais.

Estude, aprenda novas formas de investir. Escolha o formato que você mais se identifica e aprenda outras formas de investir para ter uma carteira diversificada. Ex.: renda fixa, renda variável, commodities, (funciona como seguro para o seu dinheiro, ex. compra de Ouro, Prata, etc). Imóveis de aluguel, compra e venda de imóveis. Tenha um fluxo de investimento constante.

O terceiro formato de renda é a renda passiva. O retorno e juros desses investimentos e a sua renda passiva.

Com o passar dos anos, o que vai acontecer com todos esses investimentos? O valor da sua renda passiva se igualará ou ultrapassará o valor das suas despesas, então, você conquistou a sua independência financeira.

Crie também novas receitas para encher os potes dos seus sonhos. Ex: uma viagem dos sonhos, a troca de um carro, crie uma nova receita para cada pote e continue focado em investir com consistência para não desviar dos seus objetivos de ser financeiramente livre ainda jovem.

Agora que você entendeu o processo,  o caminho a percorrer, qual e a sua razão mais profunda, para você se colocar em movimento e começar hoje a construir a sua jornada rumo à independência financeira? Escolha ter uma vida mais feliz, mais próspera e também com mais dinheiro! 

Michelle Franco, especialista em Inteligência Financeira e Coach.

Quer ver seu texto publicado no InfoMoney? Nós também! Clique aqui e envie seu artigo.