CONTEÚDO DO LEITOR: O Manual do Investidor Ruim

Confira o texto do Cesar Urbini na seção "Conteúdo do Leitor" do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Autor:Cesar Urbini, 31 anos, sócio fundador da Flow Investimentos

A “corrida do ouro” nos Estados Unidos foi um movimento que levou milhares de pessoas a povoar o que hoje conhecemos como Califórnia, em busca de riqueza. Cidadãos de todo o mundo, mas principalmente do leste americano, correram (muitos literalmente) para o árido oeste à medida em que as notícias de descoberta de ouro se espalhavam.

À exceção da produção de pás e picaretas, todas as outras atividades foram abandonadas e a extração do metal emergiu com uma das principais ocupações da época, alimentada pela falsa esperança de encontrar uma terra farta de pepitas.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Não precisamos ser grandes estudiosos nem criativos para saber que essa história não acabou bem. Em mais um exemplo do prejuízo que é participar de um movimento de manada, o famoso “vai com os outros” (infelizmente não seria nem o primeiro e muito menos o último desses movimentos), pouquíssimos aspirantes à minerador enriqueceram.

Raramente, porém, o fracasso se dá pela falta do fator de riqueza, ou seja, havia ouro em abundância na região e muito foi extraído. O que não havia era planejamento já que os custos foram subestimados e os acessos, superestimados. Na visão de quem se aventurava era uma coisa barata e fácil, quando na grande maioria das vezes é exatamente ao contrário: ficar rico dá trabalho.

Agora, troque as palavras “ouro” por “investimentos” e “aspirantes a mineradores” por “investidores mal informados” e o que eu mais vejo ainda hoje é um bandão correndo sem liderança alguma em busca de alguma preciosidade que os faça ganhar dinheiro. Pessoas que insistem em não tratar seu patrimônio com carinho e investem por conta própria, ou pior, pedem ajuda para os “diqueiros” de plantão em uma agência bancária.

Continua depois da publicidade

Em homenagem a todos os que participam dessa corrida do ouro moderna, compartilho alguns mandamentos do Manual do Investidor Ruim, ou apenas Manual I.R.

Invista por conta própria, o que de mal pode acontecer? Temos inúmeros casos de pessoas que ganharam dinheiro sem saber o que estavam fazendo.

Não se planeje para o futuro, aproveite o momento gastando todo seu dinheiro e não tenha mais para sua terceira idade.

Continua depois da publicidade

Invista pelo banco, aceitando dicas de seu gerente, ele não tem metas a bater não, pode ficar tranquilo, está pensando apenas em seu interesse.

Por fim: ande com a manada. Todas as pessoas que conhecemos tiveram sucesso fazendo exatamente o que a maioria estava fazendo. Não vá você querer ser o diferentão que possui assessoria de investimentos e agora ganha dinheiro com isso.

 

Publicidade

Quer ver seu texto publicado no InfoMoney? Nós também! Clique aqui e envie seu artigo.