Publicidade
O “megaferiado” de seis dias, que combina dois feriados nacionais e dois feriados municipais em função do G20, impactará diversos bairros do Rio de Janeiro, especialmente na Zona Sul. Escolas e bancos não abrirão em toda a cidade, enquanto estabelecimentos como lojas de rua, comércio em geral e shoppings devem permanecer abertos.
Ao contrário do usual em feriados, áreas de lazer como o Aterro do Flamengo e as avenidas da orla estarão fechadas, mas sem o trânsito de pessoas. As pistas ficarão livres apenas para o trânsito das delegações. Inúmeros locais contarão com novas proibições de estacionamento, e táxis trafegarão em bandeira 2.
Uma das principais interrupções será o fechamento do Aeroporto Santos Dumont até quarta-feira (20). Os voos para a cidade chegarão apenas no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão).
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, solicitou a suspensão das operações aéreas no aeroporto devido à proximidade com o Museu de Arte Moderna (MAM), onde ocorrerão a maioria dos eventos do G20.
Durante esse período, o Aeroporto de Jacarepaguá terá operações com restrições estabelecidas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Nesse período, somente as operações da Azul Conecta e os voos destinados à operação offshore serão mantidos. Jacarepaguá realiza voos diários da Azul Conecta para Congonhas (São Paulo), Viracopos (Campinas) e Confins (Belo Horizonte).