Fechar Ads

O tempo de aprendizado

Cada pessoa tem o seu tempo e forma de aprender a fazer as coisas: não adianta se comparar com os outros. Isso não vai agregar nada e só vai trazer frustração para você
Por  Pam Semezzato -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Uma das perguntas que mais recebo no dia a dia é: “Em quanto tempo vou ganhar dinheiro?”. E essa é uma pergunta praticamente impossível de ser respondida. Vou compartilhar uma fase da minha vida que tem tudo a ver com o tema deste artigo.

Em 2014, meu marido e eu fomos morar na Austrália – e não sabíamos falar nada de inglês!

Meu marido, com apenas um mês morando lá, conseguiu emprego e já era capaz de se comunicar com as pessoas, melhor que eu. Procurei emprego por três meses e, por conta da dificuldade de falar o idioma, não conseguia nada. Até perdi algumas oportunidades por não entender o que as pessoas falavam.

Um dia, depois de três meses saindo a procura de emprego e entregando currículos, eu peguei um trem errado e parei em uma estação que eu não tinha ideia de onde ficava. Fiquei desesperada e com medo, e eu pensava: “não é possível isso, todos os nossos colegas já estão empregados e eu não consigo nada!”

Nesse dia, eu respirei e pensei o que poderia fazer de diferente do que eu estava fazendo, já que não estava dando resultado. Como alternativa, peguei um trem até a próxima estação. Tinha um hotel pequenininho pertinho da estação e em vez de entrar na recepção, conversei direto com um funcionário que estava no estacionamento. Foi dessa forma que consegui meu primeiro trabalho na Austrália.

Depois disso, a minha capacidade de falar em inglês melhorou. Eu trabalhei como camareira e, depois, lavando carros. Pouco tempo depois, consegui emprego em um escritório e fiquei lá por dois anos e meio. Mas, naquele dia que me perdi na estação de trem, a sensação era de que não tinha mais esperança. Mesmo sabendo que demorava um tempo para alcançar estabilidade em outro país, o sentimento de fracasso e de não saber o que fazer para mudar foi terrível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já o meu marido teve uma experiência mais tranquila. Ele teve uma facilidade maior com a língua e oportunidades diferentes das minhas.

A conclusão dessa história toda é: cada pessoa tem o seu tempo e forma de aprender a fazer as coisas. A minha experiência é diferente de outras que foram morar fora e que operam no mercado financeiro. Não adianta se comparar com os outros. Isso não vai agregar nada e só vai trazer frustração para você.

É preciso aceitar que cada um tem um tempo para aprendizado, cada um tem um perfil diferente e cada um tem seu tempo de maturação para chegar no objetivo principal. Com a sala ao vivo, eu tive oportunidade de conhecer traders que operam há muitos anos e que ainda não alcançaram a consistência. E conheço outros que, com seis meses de mercado, já tiveram resultados consideráveis e que se mantêm até hoje.

Então, seja qual for o tipo de operações que você faça, comece do final para o começo:

– Trace o objetivo;
– Determine o caminho até esse objetivo;
– Faça readaptações no meio do caminho, se não estiver dando certo;
– Recomece quantas vezes forem necessárias;
– Preserve seu capital nessa trajetória para que você tenha oportunidade de recomeçar;
– Busque aprender com quem tem mais experiência;

E, principalmente:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

– Tome atitudes diferentes para ter resultados melhores;

Foque no seu objetivo, seja dedicado e procure por respostas. Estude e tenha tempo de tela. O caminho ainda vai ser difícil, mas, com certeza, você diminuirá o nível de sua ansiedade e alcançará o objetivo no seu tempo.

Pam Semezzato Formada em administração e com certificações internacionais na área em Brisbane, Austrália, a profissional atua no segmento financeiro e como trader desde 2010. Em 2018, começou a operar com o objetivo de realizar um trabalho educacional direcionado aos traders e analisar as melhores oportunidades do mercado – vale lembrar que graças a sua expertise e conhecimento, ela opera com saldo positivo na Bolsa de Valores há mais de dois anos. Trader desde 2010, influencer e analista especialista em operações de day trade e swing trade

Compartilhe

Mais de A vida dos traders