Fechar Ads

Negociações sem culpa ou medo do resultado

Não pode ser considerado natural achar que deveriamos ter reconhecido antes a realidade depois de termos sido apresentados a ela. Entender isso abre nossa mente para negociar sem a pretensão saber para onde o mercado irá
Por  Danuza Machado
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O maior desejo do ser humano é encontrar a felicidade, segundo Freud em seu livro “O mal-estar da civilização”. Ela pode se revestir de várias formas, entre elas, a sensação de conquistas financeiras e reconhecimento.

No mercado financeiro não é incomum que traders e investidores se iludam por acreditarem que são os melhores simplesmente por acertarem resultados em sua tomada de decisão ou identificarem, previamente ao fato, o caminho que o mercado percorreria (mesmo fora daquela negociação). Acredito que parte dessa atitude se deva à busca da felicidade (ou reconhecimento), seguindo a perspectiva de Freud.

Perpetuar tais pensamentos e atitudes pode desencadear propensões infundadas na tomada de decisão. E uma decisão errada, mesmo que seu resultado seja bom, ainda será uma decisão errada.

Apesar de retrocessos¹ fazerem parte dos fundamentos que nos baseamos para tomar decisão, estes poderão vir cobertos por vieses, ou seja, propensões infundadas. No entanto, dificilmente traders desconsideram o passado para tomarem decisões no presente com a perspectiva de preverem o futuro. Isso é natural.

O que não pode ser considerado natural é achar que deveriamos ter reconhecido antes a realidade depois de sermos apresentados a ela. Entender isso, abre nossa mente para negociar sem a pretensão ou a obrigação de saber para onde o mercado irá.

Nosso sistema preditivo² inadvertidamente direcionará os resultados, porque norteará nossos pensamentos e decisões. Para evitar que estas sejam avalizadas em vieses, o ideal seria definir, previamente, processos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os processos devem ser planejados e considerados lentamente. Ainda assim, trader e investidor, tenha claro que, mesmo se cercando da higiene da decisão³, poderemos não tomar a melhor decisão.

Dessa forma, nos vangloriar por identificar o caminho que o mercado tomaria, estando nós dentro ou fora da negociação, só nos permite concluir que minhas análises coincidiram com as probabilidades e que a qualidade de nossas decisões jamais pode ser avaliada depois do fato ocorrido.

Além disso, essa é uma forma de inibir vieses e frustrações. Isso nos deixa mais próximos da felicidade – e das conquistas financeiras.

¹ Considerar informações do passado para prever o futuro.
² Crenças profundas que dirigem a tomada de decisão
³ Informar-se, pensar e analisar as situações de maneira cautelosa antes de tomar uma decisão

Danuza Machado Psicóloga há 25 anos e trader há quase 10 anos. Já trabalhou como Oficial Psicóloga nas Forças Armadas no Controle Emocional para Pilotos do Exército Brasileiro, também como facilitadora no processo de Desenvolvimento de Comportamentos Empreendedores para Empresários no SEBRAE-SP

Compartilhe

Mais de A vida dos traders