Fechar Ads

Gerenciamento de risco: a chave para o seu crescimento no trade em 2023

Sem gerenciamento, sequer é possível o trader se manter “vivo” no mercado até que a sua técnica seja aprimorada
Por  Vasco Mamede -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Seus resultados no trading em 2023 não podem depender de política. Qualquer indivíduo no mercado financeiro que depender de um determinado cenário político para colher lucros, terá mais perdas do que ganhos, ainda mais no Brasil.

Quando o cenário político-econômico, seja interno ou externo, apresenta forte incerteza, é comum que o mercado responda com alta volatilidade dos preços, como pudemos ver no último mês de novembro aqui no Brasil.

Sim, esse cenário pode trazer dificuldades operacionais. Mas, ainda assim, as possibilidades de o trader obter bons lucros e ter bom desempenho são grandes para os operadores que têm uma postura profissional.

Falando de postura profissional, sempre nos vêm à mente a técnica e o gerenciamento de risco. Mas hoje não quero falar da técnica. Pois, sem gerenciamento de risco de nada vale um bom operacional. E, obviamente, sem gerenciamento sequer é possível o trader se manter “vivo” no mercado até que a sua técnica seja aprimorada.

Gerenciamento de risco é um dos temas que mais gosto de tratar. Primeiro por considerar importantíssimo trazer esse conteúdo para você que é trader ou investidor, do iniciante ao mais experiente. Segundo, para que eu jamais deixe de estudar sobre o tema e me sinta responsável e na obrigação de fazer, executar, o que eu trago aqui para vocês, sob pena de ser legitimamente um hipócrita.

Gerenciamento envolve matemática e emocional. Não falo aqui apenas do controle emocional, mas também do viés voltado à capacidade de solucionar as questões emocionais que vão surgir no cotidiano do trader.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mero controle emocional se apresenta como uma medida de contenção, que se perdurar por longo tempo, “estoura” e gera para o trader um período de difícil controle dos sentimentos.

Seja sincero: quando você veio para o mercado financeiro, imaginava que ter um plano de risco e, principalmente, cumpri-lo, seria tão difícil?

Que as perdas seriam tão difíceis de aceitar?

Afinal, parece ser muito mais complexo “acertar” o que vai subir ou cair. Acertar aquela tacada que multiplica seu patrimônio em algumas vezes, que te deixa mais rico e confortável.

Jamais saberemos quando chegará o momento de glória no mercado financeiro. Aquele período em que sua performance, aliada ao momentum de mercado, é tão boa que até acreditamos termos nascido para isso. Ou aquele momento em que as ações que você já vem carregando a tanto tempo começam a reagir e engatam, por um longo período, uma tendência de alta tão forte que a sua maior dúvida será “vender minha posição para colocar um lucro excelente no bolso OU espero por acreditar que o bom pode ficar ainda MELHOR?”.

Nós não controlamos esses momentos. Apenas nos propomos a seguir o plano, até que ele dê certo. A única coisa que está ao nosso alcance é: quanto dinheiro aceitamos perder em cada operação. Até porque é fundamental entender que as perdas são inevitáveis. O controle delas é o que te mantém vivo para atingir a sonhada “glória”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sabe qual o grande problema do gerenciamento de risco? É que se você o ignorar solenemente, as coisas só precisam dar errado uma única vez, mesmo que antes nunca tenham dado errado. É assumir o risco da ruína, de ser eliminado, sem chances de continuar no jogo. E vai dar errado. Várias vezes. Quando der errado, precisamos estar preparados (e seguir o gerenciamento).

Por fim, precisamos nos lembrar que momentum é muito importante. E só sabemos que o momentum é bom quando já estamos passando por ele – ou depois que já passou.

Quer um exemplo? De 2016 a 2019, tivemos um bull market forte na Bolsa brasileira e em todo o mundo. Quando olhamos para trás, parece óbvio que aquele era o momento para se fazer dinheiro no mercado financeiro. Mas, só fez dinheiro e conseguiu manter nos anos seguintes, quem já estava preparado.

Aquele que traçou e seguiu o plano, o gerenciamento de risco e continuou trabalhando até dar certo. São pessoas que passaram, por exemplo, pela provação de enfrentar um mercado extremamente difícil nos anos de 2013, 2014 e 2015.

Traders e investidores, ninguém sabia quando os dias de glória viriam, apenas se preparavam para ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A chave para ser e se manter preparado? Gerenciamento de risco.

Vasco Mamede Trader Profissional. Idealizador e Host do podcast "Os Traders". Antes de se dedicar somente ao mercado financeiro, foi advogado e professor universitário

Compartilhe

Mais de A vida dos traders