EUA e a falácia do aumento de juros: por que o Fed não mexerá na taxa dos EUA

Por que falar dos juros nos EUA? Porque é a principal economia do mundo e porque a expectativa/celeuma/debate/everything else criado em torno do aumento de juros, pode ser um fator decisivo pra você ganhar ou não um trocadinho no mercado de ações mesmo aqui no Brasil a meu ver. “Só” por isso!
Por  William Castro Alves
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Tenho uma medo danado de tornar esse blog chato…economia pode ser muito “boring” … mas juro que me esforço…só que tem coisas que  não dá pra deixar de ser técnico ou comentar…gráficos e números…

Por que falar dos juros nos EUA? Porque é a principal economia do mundo e porque a expectativa/celeuma/debate/everything else criado em torno do aumento de juros, pode ser um fator decisivo pra você ganhar ou não um trocadinho no mercado de ações mesmo aqui no Brasil a meu ver. “Só” por isso!

Então vamos lá…semana passada tivemos na quinta-feira, uma bateria de indicadores mais fracos da economia americana…pra quem não lembra o tio refresca a memória…

euadadosruins

 

Chamo atenção para alguns….o dado fraco do FED de NY sobre sua atividade manufatureira (aquela história da fraqueza da indústria) …esperavam -1% veio -2%….mas já o FED da Filadélfia (terra de Rocky Balboa) foi bem com uma alta de 12,8% ante o esperado de 1%. São duas regiões importantes com indicadores difusos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar disso, o que a meu ver importa é que no agregado, a produção industrial americana caiu! Gráfico mostra isso…alguns sugerem que a melhora que havia sido vista é pelo forte verão que incrementou o uso de ar condicionados e deu um booster na produção de energia…me parece coerente.

E com isso a utilização de capacidade também se reduziu… 

E essa tendência vem sendo observada há algum tempo na manufatura americana…Mas não só a industria “não tá lá essas coisas” o varejão também não mostra toda essa pujança…ultimo dado (observado semana passada) foi abaixo do esperado  dá uma olhada:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E os pequenos negócios que empregam muita gente, também sinalizam o mesmo…ou seja, certa fraqueza relativa e sem espaço para muito otimismo…

 

E ainda falam no tal hike de juros…confesso que não entendo…como se diz lá na minha terra “quede-lhe” a inflação tão comentada….no produtor não está:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não por acaso, MAIS UMA VEZ, as expectativas de aumento de juros vão definhando quanto mais nos aproximamos da decisão de juros…

 

Por isso sigo dizendo…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

HIKE


Mas o CPI Will? Ok, ok, ok …você me pegou...de fato tivemos um dado de inflação ao consumidor mais forte…na real grande parte advinda de inflação médica (experimenta abrir o dado)…mas ok…agora tu acha que com 0,2% ao mês e menos de 2,5% de inflação no ano é suficiente pra aumentar juros? “Don’t come to me with ur shenanigans”!

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

cpieua

 

O que acontece é que os bancões estão “P” da vida com esse juro baixo que reduz suas margens de lucros e dificultam sua vida… assim fica difícil para os diretores comprarem Lamborghinis novas não é?! Não por acaso, Jamie Dimon, o chairman do JP Morgan, disse recentemente: “Let’s just raise rates.”

Ou seja, não interessa o motivo…aumenta logo essa P….

Mas a eu ver o comentário da Lael Brainard (bonitona ela hein!) foi muito claro em indicar que não há muito espaço para hike não: 

lael-brainard

But seven years into the expansion and with little sign of a significant acceleration in activity, the low neutral rate looks likely to persist. Indeed, developments over the past year confirm that the underlying causes will be with us for some time.Foreign consumption and investment are weak, while foreign demand for savings is high, along with an elevated demand for safe assets. Productivity growth, which increased at an average annual rate of nearly 2-1/2 percent from 1950 to 2000, has increased only 1/2 percent on average over the past five years, and demographics also suggest a persistent slowing of the labor force.

Digo o que eu acho que vai acontecer: não vai ter aumento de juros, mas mercado seguirá bastante indefinido tentando ler o que vai acontecer em dezembro…aí tem eleição e um monte de dado … o grande evento dessa semana vai ser mais uma vez um grande non-event!

Compartilhe

Mais de The bolsa is on the table