A gestora de duas cabeças

Conversamos com uma gestora de duas cabeças: Leonardo Rufino e Paulo Abreu são os dois tomadores de decisões de investimentos em ações na Pacífico. Cada um tem seu fundo: Paulo cuida fundo long biased e Leonardo, do long only

Stock in Rio

LEBLON — No 5° episódio da série Stock in Rio, conversamos com uma gestora de duas cabeças: Leonardo Rufino e Paulo Abreu são os dois tomadores de decisões de investimentos em ações na Pacífico.

Cada um tem seu fundo — Paulo cuida do long biased e Leonardo do long only. Ao ouvir o episódio, você perceberá que o nome “Pacífico” da gestora não é à toa: a harmonia prevalece na tomada de decisões dos dois gestores, mesmo eles tendo posições diferentes.

PUBLICIDADE

Suas carteiras se cruzam em diversas posições, mas têm independência. Das posições semelhantes, tanto Paulo do long biased quanto Leonardo do long only têm Petrobras, B3, Vale, Equatorial, Renner, Intermédica e Hapvida. No long biased, havia ações como Gerdau (retirada da carteira entre a gravação e a publicação do episódio) e Via Varejo.

Como pacíficos, eles também refletiram sobre se vale a “proteção” para a carteira (que, na prática, seria comprar derivativos para proteger o patrimônio).

Paulo citou a carta do 1º trimestre de 2017 da gestora GMO, que mostrou um estudo apontando que, quem investiu na carteira do índice S&P 500 entre 1983 e 2017 teve um retorno anualizado de 11%; agora, quem investiu no S&P500 e montou ao mesmo tempo uma proteção via “puts” (opção de venda) do S&P “at the money” (no dinheiro), ficou com rentabilidade nula.

Isso mesmo: quem lançou opções de venda de S&P500 nestes 34 anos teve a mesma rentabilidade de 11% ao ano do que quem só ficou comprado no índice de ações este tempo todo.

Stock In Rio

Este é o 5º dos 6 episódios é do especial Stock In Rio: o tour pelo Leblon do Stock Pickers. Entre os dias 3 e 4 de outubro, entrevistamos gestores de 10 assets cariocas: Flávio Kac (Polo Capital), Breno Guerbatin (Studio), Bruno Garcia (Truxt), Pedro Menezes (Occam Brasil), Felipe Campos (Navi), Pedro Chermont (Leblon Equities), Rodrigo Galindo (Novus), Bruno Barreto (IP Capital), Paulo Abreu e Leonardo Rufino (ambos da Pacífico) e Leonardo Linhares (SPX). Os 6 episódios serão publicados nos 6 dias úteis entre 17 e 24 de outubro em todas as nossas plataformas de streaming: Spotify, Spreaker, iTunes, Google Podcast, Deezer e Castbox.

Thiago Salomão

Analista de ações da Rico Investimentos, idealizador e apresentador do Stock Pickers