Com Bolsa em baixa e novo cenário para renda fixa, Cetip lança plataforma

Em evento, Cetip, ABBC e Ancord lançaram plataforma que deve ampliar leque de produtos para corretoras e para seus clientes, facilitando acesso ao pequeno investidor

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A plataforma de negociação eletrônica de títulos de renda fixa para bancos médios e pequenos, lançada nesta quarta-feira (12) deverá resultar em uma alternativa segura a um público mais amplo de investimentos, de acordo com representantes da Cetip (CTIP3), Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos, Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias) e da ABBC (Associação Brasileira dos Bancos) reunidos em evento de lançamento em São Paulo. 

De início, a plataforma tem como proposta ampliar o acesso a pequenos investidores a CDBs (Certificado de Depósitos Bancários) mas a intenção é de que, ao longo do tempo, sejam ofertadas também as LCA (Letras de Crédito Agrícola) e LCI (Letras de Crédito Imobiliário). Na plataforma, as corretoras poderão comparar as taxas e os prazos dos papéis de renda fixa apresentadas pelas instituições financeiras. 

Além das LCA e LCI, a plataforma eletrônica também pode passar a operar os COE (Certificado de Operações Estruturadas), ressaltou Carlos Ratto, diretor-executivo Comercial, de Produtos, Marketing e Comunicação da Cetip. Já Ricardo Gelbaum, diretor de Relações com Investidores do Banco Daycoval (DAYC4), destacou que as emissões de títulos a serem oferecidos na plataforma podem ser superiores ao limite de cobertura de garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), de R$ 250 mil.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Conforme avaliou Manoel Felix Cintra Neto, presidente da ABBC, esta plataforma deve oferecer uma remuneração mais atrativa do que a obtida em grandes instituições financeiras.  A plataforma será disponibilizada através do Cetip Trader e tem como objetivo facilitar o funding de bancos e levar a maior transparência do mercado de títulos emitidos pelos bancos. 

Neto ressaltou que, para as corretoras, a plataforma deve ampliar o leque dos produtos, diversificando assim as fontes de receita e as escalas de atividades enquanto, para os bancos, a plataforma deve contribuir para a formação de um ambiente mais estável ao sistema financeiro.

Já Geraldo Magela, secretário executivo do Banco Central, destacou que a Cetip Trader é vista com bons olhos pela autoridade monetária.”Entendemos que a medida está condizente com o pensamento do BC da busca por ganhos de sinergias e de eficiência econômica, que é bom não só para o BC, mas para a sociedade brasileira”, ressalta.

Continua depois da publicidade

Alternativas de captação
Boa parte dos representantes da Cetip, ABBC e da Ancord destacaram o novo cenário para o investimento brasileiro que, mesmo com o aperto e a elevação da Selic no último ano, é de taxas de juros reais bem mais baixas no longo prazo, o que leva os investidores a terem que ampliar o seu cenário de investimentos.

Além disso, com a bolsa andando de lado nos últimos quatro anos, o investimento em produtos mais sofisticados de renda fixa passa a ser visto com melhores olhos pelos investidores e, assim, pode expandir o leque para as corretoras. 

Conforme ressaltou o sócio-fundador da XP Investimentos, Marcelo Maisonnave, com o novo cenário de investimentos, a renda fixa possui um importante papel na diversificação do portfólio de corretoras e distribuidoras, que precisam se modernizar para atender as novas demandas dos investidores, que vêm buscando se informar mais e adotar novas estratégias de investimentos.

Carlos Souza Barros, diretor-Presidente da Souza Barros Corretora, também destacou o novo ambiente de investimentos e avaliou que, para os corretores, a nova plataforma oferecerá maior agilidade, favorecendo a procura por negócios e favorecendo a capitalização dos bancos. 


Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.