Você sabe trabalhar em grupo?

Pessoas costumam dizer que sabem trabalhar em grupo, mas a prática é bastante diferente. Veja o comportamento de quem realmente sabe!

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – As pessoas costumam dizer que sabem trabalhar em grupo. Outras dizem que até preferem realizar as atividades no trabalho em equipe. No entanto, estes mesmos profissionais já se viram brigando com um colega ou não concluindo projetos por causa de coisas pequenas.

Diante desta situação, é melhor fazer uma análise pessoal para identificar porque estas brigas acontecem. Será que você sabe como trabalhar em grupo? Veja abaixo algumas atitudes de quem realmente se comporta bem em equipe.

É paciente

Grupo é um conjunto de pessoas diferentes, com ideologia e idéias diferentes. O que significa que cada um pensa um projeto de uma maneira. Para que ele dê certo, é preciso ter paciência. Pense muito antes de falar e respeite sempre os colegas, bem como suas opiniões.

PUBLICIDADE

Sempre dê suas sugestões, mas aceite que a idéia de seu amigo possa ser melhor do que a sua. A pessoa que sabe trabalhar em grupo engole o orgulho e assume que o colega teve melhor resultado. Além disso, pensa no coletivo não no desempenho pessoal.

Sabe dividir

Quem sabe trabalhar em grupo aceita a divisão de tarefas e assume que o colega pode realizar alguns trabalhos melhor. Não pensa que somente ele é capaz de realizar as atividades. Compartilhar as atividades é fundamental para o desenvolvimento da equipe.

No entanto, isso não significa que este profissional só deverá ficar responsável por sua parte. Quem trabalha em grupo e sabe como fazer isso é solidário. Sabe ajudar e pedir conselhos.

Critica as idéias

As pessoas que sabem trabalhar em grupo não criticam as pessoas, mas sim suas idéias. Quando brigam, argumentam sobre o projeto e não sobre a atitude tomada pelo colega, o que deve ser analisado pelo chefe da equipe.

Além disso, o profissional preparado para trabalhar em equipe sabe aceitar a idéia de errar e não é arrogante com relação a quem comete erros.