Você é ativo ou passivo em relação ao seu plano de carreira?

Saiba identificar se sua postura em relação aos seus objetivos tem sido passiva ou ativa, para evitar a estagnação

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Muito se fala sobre a importância de o profissional possuir um plano de carreira. Ele deve saber onde quer chegar e traçar metas que mostrem como alcançar seus objetivos. Mas o que muitos não sabem é que podem acabar com uma postura passiva com relação a este plano. Você sabe identificar se já caiu nesta armadilha?

Profissional ativo

Gerenciar a própria carreira é essencial para que você possa chegar onde almeja. Isso significa calcular cada passo e atitude, mesmo diante da correria do dia-a-dia.

Outro fator que diferencia o profissional que tem um plano de carreira ativo é o fato de ele mesmo determinar seus objetivos. É claro que dúvidas surgem no meio do caminho e pedir ajuda não é problema, desde que a decisão seja sua. Veja outras atitudes que mostrem que você é ativo:

Continua depois da publicidade

A passividade

Ela pode ser notada a partir do momento em que sua carreira passa por uma estagnação e você simplesmente não sabe que decisão tomar. Além disso, outro problema que ajuda a identificá-la é o comportamento de aceitar tudo o que é proposto sem nem, ao mesmo, pensar e decidir. Outros fatores podem ajudar a reconhecer se caiu na passividade: