Uber obriga uso de máscaras por passageiros e motoristas; app exigirá comprovação

Todos os usuários, sejam passageiros ou motoristas, deverão usar máscaras a partir de segunda-feira

Allan Gavioli

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SÃO PAULO – A Uber exigirá que todos os motoristas e passageiros usem máscaras a partir de segunda-feira (18). A companhia anunciou a medida nessa quarta-feira (12) para combater a propagação do novo coronavírus e proteger seus clientes.

“Todos devem tomar as devidas precauções, não apenas para se proteger, mas também para que o motorista e a próxima pessoa que entrar no carro se sintam seguras”, disse Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, durante uma entrevista coletiva virtual. “Trata-se de proteger não apenas a si mesmo, mas a todos ao seu redor.”

A partir da semana que vem, os motoristas de todo o mundo serão obrigados a provar que estão usando uma máscara, enviando uma foto pelo aplicativo antes de fazer logon na plataforma, disse Sachin Kansal, diretor sênior de gerenciamento de produtos da Uber, a repórteres. A empresa não informou até quando deve se estender a medida de prevenção.

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“A autocertificação é boa, mas a verificação é realmente importante”, disse ele. “Uma coisa é emitirmos diretrizes e requisitos, outra coisa é fazer com que esses requisitos sejam cumpridos”.

Eles também serão obrigados a autocertificar outras medidas – como não dirigir se estiverem doentes, higienizar seus veículos após cada corrida e lavar as mãos regularmente – semelhantes às anunciadas pela Lyft, uma das maiores rivais da Uber no mercado de motoristas de aplicativo, neste mês. No entanto, diferentemente da Uber, a Lyft não disse quando essas políticas entrarão em vigor.

Segundo Kansal, as novas políticas do Uber foram projetadas para serem flexíveis, para que possam ser implementadas conforme necessário, dependendo da localização e da gravidade do surto do novo coronavírus na região. Ou seja, as medidas podem ser diferentes para cada país, dependendo do nível de contágio.

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Se um passageiro se recusar a usar uma máscara, os motoristas poderão cancelar a viagem sem multa. A companhia disponibiliza em sua plataforma uma caixa de comentários onde motoristas podem avaliar passageiros e vice-versa, então o motorista pode fazer um comentário se o usuário tirar a máscara durante a corrida, por exemplo.

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.