Transporte por fretamento aumenta produtividade do profissional, diz especialista

Tempo médio que a pessoa leva para fazer o deslocamento entre casa e trabalho é de quatro a cinco horas por dia, ida e volta

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Uma das maneiras que as empresas têm para aumentar a produtividade dos profissionais é investir cada vez mais na qualidade de vida e na concessão de benefícios. Entre eles, está o transporte por fretamento.

Entre os benefícios concedidos por 92% das empresas, o transporte se classifica em quarto lugar, com 62% da preferência dos profissionais; precedidos pelo auxílio-creche, com 71%; pela concessão de cesta de Natal (65%); e pelo auxílio-funeral (65%)

“Empregados satisfeitos para desenvolver as suas funções é garantia de comprometimento maior durante a jornada de trabalho”, afirma a diretora-executiva da Fresp (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo), Regina Rocha.

Continua depois da publicidade

Benefícios do transporte por fretamento
Regina acrescenta ainda que o transporte por fretamento é um benefício que tem 97% de aprovação entre os usuários, principalmente pelo conforto que oferece e pelo profissional não ter de enfrentar os congestionamentos dos grandes centros urbanos.

Segundo a Fresp, atualmente, o tempo médio que a pessoa leva para fazer o deslocamento entre a casa e o trabalho, considerando ida e volta, é de quatro a cinco horas nas principais capitais do Brasil.

Normalmente, o profissional que depende do transporte público enfrenta lotações e atrasos. Já os que optam pelo carro são vítimas de estresse por ter de encarar os congestionamentos nas principais vias das cidades. Tudo isso reflete na redução da produtividade, ocasionando a falta de qualidade de vida.

Continua depois da publicidade

Cansaço e retenção de talentos
Além do trânsito, outro fator que contribui para a diminuição do desempenho do profissional é o cansaço, que muitas vezes leva a atrasos e faltas, os quais, somados, reduzem muito o tempo que a pessoa deve disponibilizar para desenvolver as suas atividades.

“Para reduzir problemas de absenteísmo e de falta de pontualidade, o ideal é a adoção do transporte por fretamento, modalidade na qual o funcionário embarca perto de casa e desembarca na empresa. Ele só deixará de ir ao trabalho por razões de extrema necessidade ou pessoais”, diz Regina.

Para ela, a qualidade do transporte e o acessoa à mobilidade são ações estratégicas na atração e retenção de talentos nas empresas, já que muitas perdem profissionais qualificados devido às grandes distâncias.