Trabalho e vida pessoal: mulheres têm menos tempo livre do que homens

Enquanto elas têm quatro horas para descanso e lazer, eles contam com cinco; veja dicas para melhor administrar o tempo

SÃO PAULO – Segundo pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somados os afazeres domésticos, jornada de trabalho, tempo de deslocamento e oito horas de sono, sobra menos tempo livre para as mulheres do que para os homens.

Os dados, divulgados na sexta-feira (17), mostram que enquanto sobram quatro horas diárias às mulheres para estudo, lazer e cuidados pessoais, aos companheiros do sexo masculino, este número sobe para cinco horas.

Dupla jornada feminina

Ainda de acordo com a pesquisa, o tempo dispensado para tarefas domésticas entre os homens é de 9,1 horas semanais. Já as mulheres gastam 21,8 horas por semana para limpar a casa, passar roupas e outras atividades.

PUBLICIDADE

Considerando a jornada de trabalho produtiva mais os afazeres domésticos nos cinco dias úteis da semana, as mulheres continuam à frente: 11,5 horas por dia, ante 10,6 horas para os homens. A jornada média das cônjuges é cerca do triplo dos homens que ocupam esta posição na família: 31,1 horas por semana delas e 10,9 horas deles.

Gerencie o tempo

Diante destes dados, que mostram que as mulheres ainda têm um maior controle na organização de seu lar, é importante que saibam algumas dicas para que possam gerenciar melhor a vida pessoal e profissional.

  • controle seu temperamento: eles podem fazer você perder tempo;
  • curta melhor cada momento em casa: tente passá-lo não somente em frente à TV, mas com filhos e marido;
  • não se cobre tanto: peça ajuda, quando precisar, para que não se sinta sobrecarregada;
  • não sofra antecipadamente: concentre-se no que está fazendo, pois é preciso lidar com uma questão de cada vez, para que todas sejam bem feitas;
  • por fim, converse bastante com sua família, peça colaboração e divida seus sonhos, o que fará com que as pessoas tenham prazer em participar de suas realizações.