Saque do FGTS pode ser feito sem muita burocracia

Demitidos sem justa causa, com saldo de até R$ 600 no FGTS, devem dirigir-se às lotéricas ou correspondentes da Caixa, com o Cartão do Cidadão e senha

SÃO PAULO – Os trabalhadores brasileiros que sacam o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) por motivo de demissão sem justa causa, término de contrato por prazo determinado ou extinção parcial ou total de uma empresa terão simplificado o pagamento do benefício.

Isso porque a Caixa determinou, nesta sexta-feira (22), que os trabalhadores que tiveram seu afastamento comunicado pela empresa por meio de Conectividade Social e com saldo de até R$ 600 (75% dos casos) poderão receber o valor do FGTS em qualquer correspondente da Caixa instalados em comércio ou casas lotéricas, a partir da próxima segunda-feira (25).

Cartão Cidadão

Para receber o pagamento, a pessoa deve se dirigir aos pontos da instituição com o Cartão do Cidadão e senha. A Caixa afirma que além do atendimento simplificado com maior número de locais para receber, o trabalhador terá horário mais amplo à disposição.

PUBLICIDADE

Caso a pessoa não tenha o Cartão do Cidadão, basta que compareça em qualquer agência com documento de identificação pessoal e o PIS.

Mudança

As mudanças só são válidas para os trabalhadores que aderiram ao Conectividade Social. Os demais terão que ir à Caixa duas vezes: a primeira para entregar a documentação de afastamento da empresa e a outra para receber os valores (após cinco dias úteis).

Para combater a burocratização, a Caixa alterou a legislação e passou a emitir informações eletrônicas relativas às rescisões de contrato, autenticadas com assinatura digital e não documento papel.

Programa

O Conectividade Social é um canal eletrônico de relacionamento que proporciona eficácia na comunicação com o banco de dados do FGTS. Com ele, para prestar contas à Previdência Social, a empresa não precisa se deslocar a uma agência bancária.

Para isso, basta transmitir os arquivos gerados pelo SEFIP – Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Privada – pela internet utilizando o canal eletrônico.