EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em carreira / salarios

11 trabalhos que você pode fazer de casa e que estão com cada vez mais demanda

O site The Simple Dollar listou 11 carreiras que fazem sucesso como freelance, que permitem esse tipo de trabalho "mais adaptável"

SÃO PAULO - Trabalhar de casa é o sonho de muitos: com isso, pode-se evitar problemas como trânsito, adequar horários e, em muitos casos, permite cuidar de um filho pequeno que necessite da presença de um dos pais. 

Pensando nisso, o site The Simple Dollar listou 11 carreiras que fazem sucesso como freelance, que permitem esse tipo de trabalho "mais adaptável". Embora focado no mercado americano, por aqui também é possível encontrar algumas dessas oportunidades.

Além disso, são alternativas para quem quer fazer uma renda extra - muitas delas podem ser feitas nas horas vagas e algumas delas são prazerosas para muitos.

Confira as profissões demandadas: 

1) Desenhista de animações
Ser um desenhista "amador" não é difícil, principalmente para pequenas animações presentes na internet - os doodles - cada vez mais utilizados. Essas pequenas animações podem ser feitas em casa por alguém com bom domínio sobre os principais programas utilizados no mercado, como Adobe Premiere, Adobe After Effects, Adobe Illustrator, Camstasia e o Adobe Photoshop. Nos EUA, um vídeo de dois minutos vale algumas centenas de dólares, mas demora horas para ficar pronto. 

2) Escrever roteiros
Roteiros estão em alta nos EUA - e podem chegar por aqui em breve. Mas não por conta da indústria do cinema ou televisiva: como os vídeos de internet costumam ser mais chamativos do que textos, as empresas estão cada vez mais utilizando-os e cada um precisa de mão de obra para produzi-los. Há diversos cursos no assunto, e o pagamento depende bastante da complexidade do vídeo.

3) Tradução
Fala árabe, chinês ou alguma língua inusitada? Pois serviços de tradução podem te interessar. É um mercado de US$ 3 bilhões nos EUA que vai ficando mais forte ultimamente. Novamente, o valor depende da complexidade do texto e língua, mas a média é de US$ 25 por texto. Sendo brasileiro, provavelmente você pode trabalhar como tradutor online para uma empresa americana. 

4) Escrever pequenos textos descritivos
Imagine alguém que vai montar uma loja virtual e precisa dar uma boa descrição de cada um de seus produtos. Um trabalho tão cansativo que geralmente pode ser terceirizado. Há outras milhares de aplicações, que variam desde escrever pequenos textos para flyers até advertências. 

5) Escrever sobre esportes
Sem dúvidas, uma das áreas mais concorridas do jornalismo, o esportivo propicia bons trabalhos como freela. Isso pois as empresas começam a preferir usar pessoas "apaixonadas" (e baratas) para escrever sobre esportes do que jornalistas - e algumas vezes, não todas, pagam por isso. 

6) Dublagem 
A arte da dublagem geralmente é feita em um estúdio, mas com o crescimento das mídias digitais, há um crescente mercado para dublagens "caseiras". Novamente, trabalhar com a internet é o fundamental. 

7) Transcrição
Essa é bem simples: ouvir algo e escrever o que está sendo dito exatamente como está sendo falado. Muitas empresas jornalísticas usam estagiários para isso - mas o uso de freelas também é comum em épocas mais "acaloradas", já que é um vínculo mais fácil de ser desfeito.

8) SEO
Estudar o algoritmo do Google e ajudar empresas a se posicionarem melhor, constantemente, também é um trabalho que vem ganhando força nos EUA. Aqui, é necessário ser bom em pesquisar e transformar textos "chatos" em algo que terá relevância no Google. 

9) Escrever releases de imprensa
Todos os dias milhares de textos "básicos" inundam a caixa de jornalistas. Enquanto empresas grandes possuem caixa para pagar boas assessorias, muitas outras acabam usando "assessores freelas" para escreverem sobre o que querem promover.

10) Participante de jogos sociais
Com o crescimento dos jogos online, muitas empresas precisam de usuários que façam alguma espécie de moderação desses ambientes. Os jogos online cresceram mais de 180% entre 2008 e 2013 e a tendência é que eles continuem em alta.

11) Consultor de segurança em T.I
Estar sempre antenado com as técnicas de segurança no computador pode lhe render uma boa grana. Há escassez no merdado de pessoas que saibam mexer com esse tipo de trabalho - e alguns cursos podem transformá-lo no profissional ideal para suprir esta demanda. 

Contato