Resultados das negociações salariais de 2005 são os melhores em dez anos

Segundo Dieese, cerca de 88% dos casos tiveram reajustes salariais iguais ou superiores à inflação medida pelo INPC

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – As negociações salariais em 2005 resultaram nos ganhos mais significativos para os trabalhadores em dez anos, segundo pesquisa realizada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos), com 640 negociações ocorridas no ano passado.

Em 2005, cerca de 88% dos casos apurados pelo estudo apresentaram reajustes salariais iguais ou superiores à inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). No ano anterior, esta parcela havia alcançado 81% das negociações.

Porém, ao considerarmos apenas os ganhos efetivos de salários, ou seja, as correções acima da inflação, a representatividade do ano passado fica em 72% das negociações, 17 pontos percentuais acima da registrada um ano antes.

Continua depois da publicidade

Maiores ganhos foram no Centro-Oeste

De acordo com a pesquisa do Dieese, a região brasileira onde houve maior incidência de aumento real ou correção dos salários pela inflação foi o Centro-Oeste, com média de 92,7% dos casos.

Logo em seguida aparece o Sudeste, onde 92,6% das negociações resultaram em acréscimos iguais ou acima da inflação. Nas posições seguintes, ficaram as regiões Sul (89,9%), Nordeste (76,6%) e Norte (73,9%).

O melhor resultado entre os setores da economia ficou com a indústria, que teve 84% de reajustes, em nível pelo menos similar ao do INPC. O setor de serviços ficou em segundo lugar, com 80%, seguido pelo comércio, que registrou média de 70% de negociações que resultaram em acréscimos iguais ou acima da inflação.