Rendimento médio do trabalhador cai em julho, diz IBGE

Rendimento médio caiu em três das quatro regiões analisadas pelo estudo na comparação com junho deste ano

Eliane Quinalia

Publicidade

SÃO PAULO – O rendimento médio real da população ocupada caiu em julho, no confronto com junho deste ano, em três das quatro regiões metropolitanas do País. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (23), fazem parte da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com o levantamento, tiveram baixas as regiões de Recife (-3,5%), Belo Horizonte (8%) e São Paulo (-1,1%). Na região metropolitana de Porto Alegre a estimativa ficou estável.

Comparação anual
Já no que diz respeito a comparação anual, todas as regiões tiveram acréscimo do rendimento médio real. Entre elas, as regiões de Recife e Belo Horizonte se destacaram, com uma variação positiva de 5%.

Continua depois da publicidade

Dados incompletos
A Pesquisa Mensal de Emprego deste mês incluiu apenas as análises de Recife, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre, e excluiu o Rio de Janeiro e Salvador. “A coleta dos dados destas regiões foram preservadas, porém não foi possível proceder às etapas de apuração, crítica e análise para a divulgação completa na data prevista no calendário de divulgação, devido à paralisação dos servidores do IBGE”, informou o Instituto.

Em data ainda não definida, os dados completos do mês de junho e julho, incluindo a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e Salvador, serão divulgados.