Profissionais vacinados contra a gripe faltam menos ao trabalho, diz estudo

Em média, pessoas vacinadas faltam no emprego 2,5 vezes menos que as não vacinadas

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pela Funcional, empresa responsável por trazer o Programa de Benefício Medicamento para o Brasil, revela que os profissionais vacinados contra a gripe faltam menos ao trabalho. Em média, pessoas vacinadas faltam 2,5 vezes menos que as não vacinadas, apontou o estudo feito com 16.584 profissionais ao longo de 2012.

A redução das faltas no trabalho por gripe se deve à diminuição da procura de apoio médico no pronto-socorro. “Ficou provado que a vacinação contra a gripe ajuda e muito na redução da procura de apoio médico no pronto-socorro e, consequentemente, dos índices de absenteísmo nas empresas”, afirma o diretor médico da Funcional, Dr. Gustavo Guimarães.

A pesquisa ainda revela que, na população vacinada, a frequência de idas ao pronto socorro foi 6,4% menor no 2º semestre, enquanto que na população não vacinada foi 29% maior. A queda na utilização do pronto-socorro praticamente equalizou as duas populações, mesmo tendo o grupo dos vacinados uma quantidade bem maior de doentes crônicos, como cardiopatas, diabéticos e pneumopatas crônicos.

Continua depois da publicidade

Hora de se vacinar
Neste ano, o Brasil prorrogou até 10 de maio a sua campanha anual de vacinação contra a gripe com o objetivo de imunizar 45 milhões de pessoas. “No universo corporativo, a vacinação é uma forma de prevenção eficaz, que realmente contribui de maneira importante na redução dos custos das empresas com as idas aos prontos socorros e, não raro, ausências no trabalho”, afirmou Guimarães, lembrando que a utilização desse serviço de saúde é maior dentre os indivíduos com doenças crônicas.