Profissionais tímidos também podem ser bem-sucedidos; veja o porquê

No quesito criatividade, o tímido leva vantagem com relação ao extrovertido. A sensibilidade faz com que ele enxergue além

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A timidez é um dos principais problemas profissionais enfrentados por algumas pessoas. Ela impede que alguém dê uma palestra – ou mesmo faça uma simples apresentação, participe de forma ativa de reuniões, se dê bem em uma entrevista de emprego, se comunique de forma eficaz ou decida se aventurar como professor.

A boa notícia é que, para tudo nesta vida, é possível melhorar. E a primeira dica para um tímido ser bem-sucedido é fazer o que gosta. A teoria é do diretor-executivo do Insadi (Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual), Dieter Kelber.

“O tímido deixa de ser tímido quando trabalha com o que gosta, empreendendo atividades que fazem com que ele se sinta bem e que dão segurança. Via de regra, a timidez tem origem no medo da rejeição, no medo de se machucar. Há graus de timidez. Uns são mais tímidos, outros menos, mas não se trata de um empecilho para deslanchar na carreira”, garante.

Dicas

Aprenda a investir na bolsa

É verdade que talvez uma pessoa tímida tenha dificuldade em trabalhar com vendas ou em uma empresa de call-center, por exemplo. Será que um tímido poderia dar uma palestra para centenas de pessoas? A resposta é afirmativa. Com o treino, tudo é possível. “Treinar ajuda a lidar com situações em que a pessoa se sente sob pressão. Nesses casos, é importante não se deixar envolver pela pressão.”

Veja as dicas do diretor-executivo do Insadi para vencer a timidez:

  • Conheça-se. Reconhecer as dificuldades é o primeiro passo;
  • Para fomentar a rede de relacionamentos, tão importante hoje, force a convivência com pessoas. Uma forma de fazer isso é praticando esportes coletivos. É claro que os tímidos evitam o contato com “estranhos”. No entanto, como a equipe costuma ser sempre a mesma, certa hora essas pessoas não serão mais estranhas;
  • Se ninguém o chama para almoçar no trabalho, é sinal de que você precisa mudar algo. Lembre-se de que sozinhos não somos capazes de fazer nada no trabalho;
  • Evite forçar a barra. Nunca deixe de ser você mesmo nem tente fingir que não é tímido. “Quem tenta ser outra pessoa corre o risco de se expor demais”, alerta o especialista;
  • Em entrevistas de emprego, reuniões ou apresentações, evite olhar para baixo, mesmo que não domine o assunto em pauta. Isso mostra que você não quer se comunicar.

A vantagem de ser tímido

PUBLICIDADE

Kelber lembra que ser tímido também pode ser bom. O tímido tem mais sensibilidade do que o extrovertido, o que pode ser um ponto positivo, se ele for ocupar um cargo de liderança, que exige sensibilidade.

No quesito criatividade, ele leva vantagem também. “Como são sensíveis, enxergam além, na comparação com o extrovertido. E o fato de serem introvertidos faz com que coloquem para fora o que pensam por meio do trabalho, o que os torna pessoas mais criativas”, explica.