Profissionais tímidos também podem ser bem-sucedidos; veja o porquê

No quesito criatividade, o tímido leva vantagem com relação ao extrovertido. A sensibilidade faz com que ele enxergue além

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A timidez é um dos principais problemas profissionais enfrentados por algumas pessoas. Ela impede que alguém dê uma palestra – ou mesmo faça uma simples apresentação, participe de forma ativa de reuniões, se dê bem em uma entrevista de emprego, se comunique de forma eficaz ou decida se aventurar como professor.

A boa notícia é que, para tudo nesta vida, é possível melhorar. E a primeira dica para um tímido ser bem-sucedido é fazer o que gosta. A teoria é do diretor-executivo do Insadi (Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual), Dieter Kelber.

“O tímido deixa de ser tímido quando trabalha com o que gosta, empreendendo atividades que fazem com que ele se sinta bem e que dão segurança. Via de regra, a timidez tem origem no medo da rejeição, no medo de se machucar. Há graus de timidez. Uns são mais tímidos, outros menos, mas não se trata de um empecilho para deslanchar na carreira”, garante.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dicas

É verdade que talvez uma pessoa tímida tenha dificuldade em trabalhar com vendas ou em uma empresa de call-center, por exemplo. Será que um tímido poderia dar uma palestra para centenas de pessoas? A resposta é afirmativa. Com o treino, tudo é possível. “Treinar ajuda a lidar com situações em que a pessoa se sente sob pressão. Nesses casos, é importante não se deixar envolver pela pressão.”

Veja as dicas do diretor-executivo do Insadi para vencer a timidez:

A vantagem de ser tímido

Kelber lembra que ser tímido também pode ser bom. O tímido tem mais sensibilidade do que o extrovertido, o que pode ser um ponto positivo, se ele for ocupar um cargo de liderança, que exige sensibilidade.

Continua depois da publicidade

No quesito criatividade, ele leva vantagem também. “Como são sensíveis, enxergam além, na comparação com o extrovertido. E o fato de serem introvertidos faz com que coloquem para fora o que pensam por meio do trabalho, o que os torna pessoas mais criativas”, explica.