Profissionais gastam 23 minutos por dia em sites não relacionados ao trabalho

Pesquisa mostra que reside um abismo entre a realidade da navegação dos funcionários e a percepção de gerentes de TI

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – Durante o expediente, os profissionais brasileiros gastam um total de 23 minutos por dia navegando em sites não relacionados ao trabalho, segundo o estudo da Websense – Web@Work América Latina. O resultado obtido é melhor do que o registrado no ano passado, quando os entrevistados admitiram que perdiam 51 minutos por dia na internet, lendo sobre assuntos que nada tinham a ver com o trabalho.

No entanto, os gestores de Tecnologia da Informação pensam que o tempo de navegação dos funcionários em sites não relacionados ao trabalho é muito maior: pouco mais de 1 hora por dia.

“Ainda que confirme as tendências de queda dos últimos anos, essa estatística mostra que reside um abismo entre a realidade da navegação e a percepção dos gerentes. Isso mostra que somente a aplicação de tecnologia pode permitir um gerenciamento adequado, sob o risco de se bloquear demais ou de menos”, opina o gerente de Engenharia de Vendas para América Latina da Websense, Fernando Fontão.

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A pesquisa contou com 700 entrevistas em empresas com, no mínimo, 250 funcionários, da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e América Central (cem entrevistas em cada País, sendo 50 com funcionários e outras 50 com gerentes de TI).

Sites que distraem

Observe na tabela a seguir os sites que mais distraem profissionais de cada região:

Tipo de site Região c/ mais acessos Região c/ menos acessos
Bancos e sites financeiros Argentina (90%) Brasil (66%)
Blogs América Central, Colômbia e Peru (20%) América Central (8%)
Mensagens instantâneas entre colegas Brasil (36%) Argentina (14%)
Mensagens com amigos América Central (22%) Chile (8%)
Telefonia via web América Central (34%) Argentina (4%)
Sites de emprego Colômbia (54%) Brasil (24%)
Sites de mapas América Central (52%) Peru (34%)
Comunidades online México (20%) Chile e Colômbia (4%)
Sites de imóveis Colômbia (28%) Brasil (6%)
Sites de compras ou leilão Argentina (42%) Colômbia (16%)
Viagem México (56%) Brasil (24%)
E-mail pessoal México (82%) Brasil (44%)
Sites de vídeos México (30%) Brasil e Colômbia (8%)
Previsão de tempo Brasil (56%) Colômbia (22%)

Na percepção dos gerentes de TI do Brasil, 100% de seus funcionários acessam sites financeiros e de Internet Banking durante o expediente, seguido por sites de notícias (96%) e governamentais (92%). O acesso aos sites que prestam serviços de mapas surge como novidade nesta edição da pesquisa e já ocupa a quarta colocação, na visão dos gerentes de Tecnologia da Informação, com 80%.