Principais sonhos de jovens brasileiros estão relacionados à carreira

Pesquisa revela que itens relacionados à profissão estão acima de "ficar rico" ou "ter uma remuneração digna"

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Os principais sonhos dos jovens estão relacionados com a vida profissional. Dentre eles, estão cursar determinada faculdade, ter um emprego formal e alcançar o tão almejado sucesso. Itens relacionados à carreira estão acima de “ficar rico” ou “ter uma remuneração digna”.

Pesquisa realizada pelo Datafolha, com pessoas entre 16 e 25 anos, e divulgada na quarta-feira (30), revelou que, quando questionados sobre “qual o seu maior sonho”, 18% dos jovens responderam se formar em determinada profissão, sendo as mais indicadas Direito e Medicina.

Realização profissional

Outra resposta com referência ao emprego foi “ter realização profissional, ser bem-sucedido, conquistar o mercado de trabalho e ter um plano de carreira”, que obteve 6% de indicação dos jovens brasileiros.

Aprenda a investir na bolsa

Dentre as respostas relacionadas com a carreira, ainda estavam ter um emprego formal (3%), ter um bom emprego (3%), trabalhar na área que gosta (1%) e ter uma remuneração digna (1%).

Medo do desemprego

O fato de a carreira ser prioridade na vida dos jovens se comprova em outros aspecto da pesquisa, que revela os medos dos brasileiros. O desemprego é um dos principais itens citados, com 7% de indicações, a frente da falta de dinheiro (2%).

Entre os homens que têm 16 ou 17 anos, o medo do desemprego é o dobro da média geral: 14% disseram ter receio de ficar sem uma colocação no mercado de trabalho.

Referências ao estudo

A pesquisa ainda detectou que, além da carreira, os sonhos dos jovens também estão relacionados aos estudos, com 12% deles que fazendo indicação à educação. Para se ter uma idéia, 7% revelaram que almejam fazer uma faculdade, enquanto 3% querem continuar os estudos de onde pararam.

Outros itens citados pelos jovens foram a compra de um imóvel (14%), aspectos financeiros (9%, sendo que 4% querem ficar ricos), ter um carro ou moto (4%), ter um negócio próprio (3%), ser feliz (3%), viajar (2%) e ser bem-sucedido (2%).