Pesquisa: funcionários em melhores empresas opinam sobre trabalho dos líderes

Maior índice de satisfação (83%) foi em explicação sobre resultado de trabalhos e o menor (62%), no tratamento de favoritismo

SÃO PAULO – O estudo Melhores Empresas para Trabalhar 2006, apresentado pela organização Great Place to Work, indicou a opinião dos liderados das melhores companhias sobre as pessoas que os comandam.

O nível de satisfação dos líderes quanto ao trabalho exercido por eles (diretores, gerentes e supervisores), a partir do ano de 2003, apresenta uma tendência de estabilidade acima de 83% ou 84%. Entretanto, veja abaixo o resultado da pesquisa com as pessoas lideradas.

Com relação aos negócios

Comunicação é a base fundamental de um bom relacionamento. É bom dizer o que está acontecendo e o que acontecerá para os funcionários. Neste tópico, 76% dos liderados se sentiram satisfeitos.

PUBLICIDADE

A tarefa do líder não é somente realizar seu trabalho, já que ele necessita gerir pessoas, o que quer dizer que ele deve ter capacidade de resolver conflitos. Das empresas pesquisadas, 77% dos funcionários disseram que seus líderes cumprem esta tarefa.

Além disso, 72% dos empregados das grandes empresas admitem que o líder envolve as pessoas e trata os erros não intencionais como forma de aprendizagem.

A pesquisa apontou que 76% dos liderados afirmam que seus chefes são coerentes no comportamento e honestos. Estes pontos são importantes para uma aproximação com o funcionário.

Com relação à postura profissional

Ser acessível é um ponto que favorece ao líder. Neste tópico, 82% dos profissionais das melhores empresas assumiram que se sentem satisfeitos.

Tratar de maneira igual a todos e sem demonstrar favoritismo parece não ser o ponto forte dos líderes. Isso porque, o nível de satisfação dos funcionários neste tópico foi o menor, de 62%.

O líder deve deixar claro o cargo que ocupa, mas sem gerar um ambiente em que a posição interfira no tratamento recebido pelos trabalhadores. Neste assunto, a satisfação atingiu 83% dos empregados, maior índice entre os tópicos avaliados na pesquisa.

Com relação ao empregado

O maior índice de satisfação (83%) também foi registrado no tópico em que o líder explica para o funcionário o resultado que espera do trabalho a ser realizado.

Se você é líder, reconheça um bom trabalho, elogie e seja justo nas promoções. Isso ocorre satisfatoriamente para 70% dos empregados. Para isso, dê liberdade de atuação e de autonomia, o que acontece para 78% dos funcionários que participaram da entrevista.

Para 72% das pessoas ouvidas, os líderes das melhores empresas se interessam pela pessoa e não somente pelo empregado.