Penhora online promete maior rapidez no pagamento de direitos trabalhistas

Novo sistema implantado pela Justiça do Trabalho conta com apoio espontâneo de empresas por sua praticidade

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Para tornar mais rápido o pagamento de direitos trabalhistas, foi firmado um convênio entre o Tribunal Superior do Trabalho e o Banco Central, possibilitando que empresas criem uma conta específica para penhora de recursos para essa finalidade.

Mais de 160 empresas já se cadastraram e 58 fizeram o pré-cadastro de forma espontânea no sistema de penhora online. Assim essas empresas impedem que em caso de penhora, várias contas sejam bloqueadas simultaneamente.

Novo sistema promete maior agilidade da Justiça

O novo sistema de penhora online foi instituído pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ronaldo Leal, no segundo semestre do ano passado. O programa visa acelerar a tramitação dos atuais 1,6 milhão de processos trabalhistas em fase de execução.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o ministro Vantuil Abdala, presidente do Tribunal Superior do Trabalho, o sistema de penhora online tem levado as empresas executadas a fazerem o pagamento dos direitos trabalhistas em questão espontaneamente, evitando assim o bloqueio da conta, além de poderem oferecer algum bem com liquidez para penhora e posterior pagamento ao trabalhador.

O sistema está sendo aperfeiçoado para evitar problemas como a demora no desbloqueio dos valores que excederem o débito trabalhista que levou ao bloqueio da conta.

Adesão é voluntária

A adesão ao sistema de penhora online é voluntária e, por conta de sua praticidade, está sendo muito bem aceito pelas empresas de vários setores.

Continua depois da publicidade

O pré-cadastramento dever ser feito no site do Tribunal Superior do Trabalho (www.tst.gov.br), na opção extranet-Bacen Jud – cadastramento de conta.