Passe livre: vale-transporte para desempregado é tema de debate com prefeitura

Sindicalistas se reuniram com Kassab e não entraram em consenso; agora, eles recorrerão a empresários e ao Governo

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Está em discussão a possibilidade de desempregados terem passe livre nos transportes urbanos de São Paulo. De acordo com a Agência Brasil, na segunda-feira (6), sindicalistas e o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, se reuniram para discutir a questão.

Os sindicatos dos Metalúrgicos, das Costureiras e dos Trabalhadores da Indústria de Brinquedos da cidade apresentaram a proposta para o fornecimento de vale-transporte a quem estiver sem emprego.

A questão não chegou a um consenso.

Longe do consenso

Aprenda a investir na bolsa

Segundo os sindicalistas, a 14ª Vara da Fazenda Pública, na figura do juiz Fernão Borba Franco, concedeu liminar que ordena o pagamento do benefício.

A prefeitura, no entanto, baseada em outra liminar, do desembargador Oliveira Santos, da 6ª Câmara de Direito Público, afirma não ser obrigada a conceder as passagens.

Diante das discordâncias, os sindicatos pretendem buscar apoio das empresas e do Governo Federal.

De acordo com o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva, o prefeito está aberto à discussão e, segundo ele, “vai convidar as empresas para discutir”.

“Nós vamos conversar um pouco no Ministério do Trabalho, para a gente tentar ver quais são as alternativas para bancar o custo do vale-transporte para os desempregados”, afirmou o líder sindical.

Mais medidas

Cerca de 103,7 mil trabalhadores que foram demitidos em dezembro receberão duas parcelas extras do seguro-desemprego. De acordo com o Ministério do Trabalho, esses trabalhadores são advindos dos setores mais atingidos pela crise econômica.

PUBLICIDADE

Na lista, estão 42 subsetores da economia de 16 estados, que registraram queda na evolução do emprego com carteira assinada de cada subsetor de atividade, com base nos últimos três meses (dezembro, janeiro e fevereiro).