Os cinco passos para desenvolver a inteligência emocional

"Conheço muitas pessoas que deixaram de alcançar melhores cargos por terem perdido o equilíbrio", diz coach

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O ser humano é racional e emocional, invariavelmente e ao mesmo tempo, diz o coach executivo e de equipes Carlos Cruz. O indivíduo emocionalmente inteligente consegue mobilizar o que sente de forma estratégica, com o objetivo de alcançar suas metas. Ele reconhece, aceita e gerencia suas emoções.

“Conheço muitas pessoas que deixaram de alcançar melhores cargos por terem perdido o equilíbrio em determinado momento. Quem nunca teve vontade de mandar tudo para o ar? Acredito que a maioria de nós. O importante é saber que isso pode dar uma sensação de alívio na hora, mas será que não trará problemas depois?”, questiona.

Não elimine a emoção

Isso não significa que você precisa eliminar ou ignorar o que sente e focar somente na razão. “Imagine um goleiro que vai defender um pênalti sem um dos braços. Impossível, não é? O mesmo aconteceria com uma pessoa que eliminasse a razão ou a emoção no seu dia-a-dia. Precisamos buscar a harmonia e, quanto mais a razão trabalhar com a emoção, mais força e potencial a pessoa terá”, afirma o coach.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo ele, a atual crise financeira é um exemplo de situação que exige muito controle emocional. “Até alguns meses atrás, a bolsa de valores era tida como um ótimo lugar para investir, o que levou muitas pessoas a comprar papéis por impulso, sem estudá-los ou realizar um planejamento”, diz. Hoje, com as quedas nas bolsas de todo o mundo, investidores, desesperados, estão vendendo suas ações, perdendo uma quantia considerável, sem nem mesmo esperar a recuperação do valor investido.

Desenvolvendo a inteligência emocional

O especialista garante que a inteligência emocional pode ser desenvolvida, por meio de trabalhos que envolvem algumas competências do indivíduo. Ele conta que, durante seus trabalhos, procura se basear nos programas de coaching desenvolvidos por Daniel Goldman. Veja o texto elaborado por Cruz, que traz as cinco áreas que devem ser trabalhadas pelo profissional: