Observar as crianças pode ajudá-lo a aprender sobre negociação!

Ao contrário do que se pensa, as crianças são as principais especialistas na arte da negociação, defende especialista

Publicidade

SÃO PAULO – Você está ansioso, afinal é o seu primeiro dia no curso de negociação que tanto queria. A sala está cheia, todos esperam pela chegada do professor. No entanto, acontece algo que ninguém imaginava: uma criança assume o posto do docente. Bem, o cenário acima é fictício, já que dar aulas pode não ser uma realidade alcançada ainda pelos pequenos. Porém, dominar a arte de negociação já é uma outra história.

“As crianças são negociadores natos e a forma como conduzem a negociação é uma ilustração fantástica de como o processo pode ser simples, se for bem feito. Nós, como adultos, temos uma tendência a complicar as coisas e a desenvolver hábitos contrários e muitas vezes negativos”, afirma o sócio-diretor da Scotwork do Brasil, José Roberto Ribeiro do Valle.

Segundo ele, é comum em cursos e consultorias que aprimoram técnicas de negociação as pessoas mencionarem como as crianças alcançam com grande êxito aquilo que desejam.

Continua depois da publicidade

Reconheça um criança
Com o passar dos anos, Valle tomou para si a responsabilidade de entender o universo negociador dos pequenos. De fato, ele assinalou várias características condizentes com as crianças e as situações em que negociar é preciso. Confira abaixo como os adultos podem aprender com as crianças sobre a arte de negociar: