O clima esquentou! Como lidar com conflito na empresa?

O principal problema em relação aos choques internos está em não resolvê-los, afirma o consultor da Human Brasil

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SÃO PAULO – Conflitos são inerentes ao ser humano. Por isso, eles ocorrem no mundo corporativo e, ao contrário do que muitos possam imaginar, o principal problema em relação aos choques corporativos está em não resolvê-los. 

“Um conflito normalmente ocorre quando há divergências de ideias e opiniões, onde há necessidades, interesses e problemas distintos”, afirma o diretor de Operações da consultoria Human Brasil, Fernando Montero da Costa.

Motivos
O especialista lista o que leva aos conflitos nas empresas:

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A arte de resolver conflitos
O gestor que lida com conflitos tem de se adaptar a duas regras bem definidas: 
a disposição em cooperar com a sua solução e a defesa dos interesses próprios.

“A combinação de ambas as dimensões dá lugar a distintas formas de abordar um conflito nas organizações”, avalia Montero. Conheça algumas dicas que podem ser utilizadas para “apagar o incêndio” dentro das organizações: 

“Tendências modernas de gestão de recursos humanos mostram que, na dúvida sobre qual estilo de abordagem de conflitos mais apropriado, recomenda-se que se adote uma postura mais assertiva/colaborativa, quando possível”, afirma o consultor.

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Segundo ele, é fundamental desenvolver tanto a empatia quanto o exercício do feedback emocional nas relações interpessoais com subordinados, superiores e colegas.