Número de anúncios de emprego para executivos diminui 26% em abril

No quarto mês do ano, foram recrutados, via anúncio nos principais jornais de São Paulo, 61 executivos

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Os executivos disponíveis no mercado ou aqueles que procuram recolocação para melhores empregos terão dificuldades neste primeiro semestre para encontrar novas oportunidades, já que as empresas que disponibilizam vagas estão sendo extremamente cuidadosas e exigentes nos seus processos de admissão.

Com isso, as vagas são apenas para aqueles profissionais considerados muito bons e preparados para a batalha atual dos mercados, destaca a Laerte Cordeiro Consultores em Recursos Humanos.

Em abril, foram recrutados, via anúncio nos principais jornais de São Paulo, 61 executivos
dos níveis de Gerência Média, Gerência Sênior e Direção. O número é 26% inferior ao mês de março (83) e 46% menor ao mês de abril do ano passado (114).

Aprenda a investir na bolsa

Em abril, a média semanal foi de 15 anúncios publicados. Em março, a média havia sido de 17 anúncios.

Mais procurados

Os executivos mais procurados no mês passado foram os da Área Geral de Produção/Técnica (Industrial), com 33% da oferta total de vagas; seguidos pelo segmento de Marketing/Vendas (26%); Serviços Internos (18%); e Finanças/Controle (12%). Os gerentes gerais e equivalentes responderam por 11% da oferta total.

Setores

A indústria ofereceu o maior número de ofertas de emprego para executivos em abril (59%). A seguir, aparecem Serviços (35%); Comércio (3%) e o setor bancário (3%), segundo a Laerte Cordeiro Consultores.

Com relação aos ramos de atuação, as empresas que mais ofereceram emprego para executivos, no mês da análise, foram as de Engenharia, Autopeças, Metalúrgicas, Consumo de Massa, Máquinas/Equipamentos, Bancos/Financeiras e Comércio.