Nova CLT começa a ser discutida no Senado

Projeto deve ser discutido em caráter de urgência e precisa ser votado até o dia 8 de abril para não bloquear a pauta do Senado

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Na semana passada o Governo anunciou que estaria lançando uma nova campanha publicitária defendendo a aprovação da Nova CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). Com isso o Governo pretende envolver a opinião pública na discussão do assunto e evitar a todo custo as dificuldades enfrentadas na votação do projeto pela Câmara de Deputados.

Senado tem até início de abril para votar

A nova CLT, como tem sido chamado o projeto de reforma da CLT, prevê uma maior flexibilização da legislação trabalhista no país, dando preferência às negociações entre patrões e funcionários sobre o que está estabelecido na legislação.

As discussões em Senado sobre o projeto começaram nesta terça-feira (26/02), com as comissões de Assuntos Sociais e Constituição se reunindo para discutir o assunto. A discussão conjunta entre as duas comissões do Senado é necessária porque o projeto está sendo estudado em caráter de urgência. Caso o projeto não seja votado até o próximo dia 8 de abril a pauta de votação do Senado será bloqueada.

Continua depois da publicidade

Projeto ainda sofre forte oposição

Apesar de algumas centrais sindicais serem favoráveis ao novo projeto de lei, como por exemplo, a Força Sindical, a maior parte delas se opõe ao novo projeto. Dentre elas destaque para a CUT e a CGT, e podem optar por entrar na Justiça com pedido de inconstitucionalidade.

Na opinião do professor da Faculdade de Economia e Administração da USP, José Pastore, caso estas ações sejam impetradas isto vai dificultar a possibilidade de negociação entre empresas e funcionários. Isto porque estes devem preferir aguardar uma posição final do STF (Supremo Tribunal federal) antes de discutir qualquer assunto de relevância. O professor lembra que o projeto permite uma maior abertura do mercado, visto que antes qualquer termo negociado fora da legislação podia ser derrubado pelo Ministério Público.

Projeto flexibiliza relações trabalhistas

A grande novidade está na mudança do artigo 618 da CLT de forma a privilegiar as negociações entre trabalhadores e empregadores, assim como decisões tomadas em convenção ou acordo coletivo, frente ao disposto na lei. Caso aprovado, o projeto permitirá a livre negociação sobre alguns temas importantes como por exemplo: duração de férias, licença-paternidade, remuneração extra por trabalho noturno, adicional de insalubridade, etc.

Continua depois da publicidade

Contudo, o projeto não deve alterar o artigo 7º da CLT, mantendo inalterados direitos como férias remuneradas, 13º salário, FGTS, adicional de 1/3 para férias, etc. Para Dornelles, a situação atual exige que sejam privilegiados os direitos negociáveis e contratuais e não apenas os direitos inegociáveis e legislados.

Leia também:

Brasil está entre os países cujos encargos trabalhistas são mais altos
Porque a reforma da CLT não só é importante, mas necessária