Conheça 10 das profissões mais perigosas do mundo

Quando você escolheu a profissão que iria seguir, chegou a pensar nos riscos que ela poderia trazer à sua saúde - ou a sua vida? 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Cada carreira tem suas particularidades, vantagens e desafios. Quando você escolheu a profissão que iria seguir, chegou a pensar nos riscos que ela poderia trazer à sua saúde – ou mesmo a sua vida? Roberto Alves Rosa, advogado técnico em segurança do trabalho, da consultoria MN&A Segurança do Trabalho, lembra que existem algumas atividades que englobam um risco maior à saúde do profissional, e por isso são supervisionadas de perto.  

“Na verdade, todas as empresas são fiscalizadas em relação a segurança do funcionário. É uma obrigatoriedade legal prevista na CLT”, explica Rosa. Mas segundo ele, com as profissões que oferecem maiores riscos essas fiscalizações são mais rígidas. “Nesses casos há mais controle, treinamentos e exames específicos para ver se o funcionário está apto a trabalhar sob aquelas condições”, diz. 

Além disso, segundo o advogado, muitos profissionais que exercem atividades perigosas ganham os chamados “adicionais de risco” uma espécie de bônus no salário, devido à exposição a situações de insalubridade e periculosidade.   

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A pedido do InfoMoney a consultoria MN&A Segurança do Trabalho selecionou as 10 das profissões mais perigosas para os profissionais. Confira: 

  1. Eletricitários: trabalhos que exigem intervenções em instalações elétricas expõe os trabalhadores a significativo risco de eletrocussão. A consultoria considera esse tipo de profissão a que oferece o maior risco porque pode causar a morte imediata do trabalhador.
  2. Trabalhadores da Construção Civil: envolve profissões que exercem atividades em lugares muitos altos, com máquinas de corte a quente, solda, e são expostos a agentes químicos e ao sol.
  3. Operadores de máquinas da metalurgia: esses profissionais também correm riscos por manusearem fumos metálicos, estarem expostos ao calor e podem sofrer acidentes com perda de membros superiores decorrentes da operação de máquinas sem proteção. 
  4. Profissionais que trabalham no esgoto: esses trabalhadores estão expostos constantemente a agentes biológicos e exercem atividades em espaços confinados, por isso quem exerce atividades desse tipo também sofre grandes riscos.
  5. Motoboy: essa é uma das profissões mais perigosas porque os trabalhadores ficam expostos ao trânsito caótico das grandes cidades, onde ocorrem acidentes graves com frequência. 
  6. Mineradores: esses trabalhadores ficam expostos a poeiras de sílica e em contato direto com explosivos utilizados na detonação de rochas.
  7. Profissionais que trabalham em frigoríficos: os trabalhadores ficam expostos a situações de insalubridade, como ingresso em câmaras frigoríficas. Além disso, há riscos de acidentes em razão do manuseio permanente de objetos perfurocortantes.
  8. Funcionários da indústria química: neste caso, os trabalhadores manuseiam constantemente agentes químicos utilizados na preparação de tintas, solventes, vernizes, que podem fazer mal à saúde e integridade física porque são inflamáveis.
  9. Frentistas: esses trabalhadores ficam expostos principalmente ao benzeno, substância existente nos combustíveis e altamente cancerígena. Além disso, há possibilidade de contato do combustível com a pele, causando ressecamentos e queimaduras. Vale lembrar também, do risco de incêndio caso as medidas de proteção coletiva sejam negligenciadas.
  10. Profissionais da Saúde: o principal risco de trabalhadores dessa área é a exposição a doenças infecto-contagiantes pelo contato de pacientes que eventualmente as possuam. 

Quer investir na sua carreira? Abra uma conta na XP. 

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.