Em carreira

Brasileiro ganha concurso de design da Nasa

Rafael Fontes competiu com 191 freelancers de todo o mundo e recebeu uma gratificação de US$ 250

Nasa Freelancer.com
(Divulgação/Freelancer.com)

SÃO PAULO – Um brasileiro de Santa Catarina venceu o concurso do Centro de Excelência para Inovação Colaborativa da Nasa (CoECI) para desenvolver um emblema para o projeto Nasa In Space Manufacturing Refabricator.

O concurso foi feito em parceria com o portal Freelancer.com e, pelo site, o publicitário Rafael Fontes produziu o logotipo que será utilizado pelos astronautas durante a missão. Rafael Fontes competiu com 191 freelancers de todo o mundo e recebeu uma gratificação de US$ 250.

Projeto da Nasa
Em 2015, o projeto Nasa In Space Manufacturing fez história, enviando a primeira impressora 3D para a Estação Espacial Internacional e fabricando as primeiras peças no espaço. Agora, o "Refabricator", se esforça para levar este processo além e, por meio de reciclagem de plástico no espaço, reutilizar peças impressas em 3D.

O desafio para a construção do logotipo consistia em transmitir graficamente o tema-chave da exploração espacial, reciclagem de materiais e fabricação sob demanda. O logotipo será usado de várias maneiras, incluindo apresentações, itens usados pela equipe, como canecas e camisas, e em materiais desenvolvidos para educação e divulgação pública.

O patch criado para o programa foi feito em forma triangular, representando a escotilha de uma cápsula de foguete, fazendo alusão ao universo da exploração espacial. Em segundo plano, o triângulo diz respeito à ideia de reciclagem. No topo do triângulo, há uma ponta listrada apontada para baixo, que simboliza a ponta de uma impressora 3D.

No interior da figura, há a ilustração de um astronauta fazendo malabarismo com as ferramentas que podem ser refabricadas, por meio do equipamento que deverá ser desenvolvido - o Refabricator.

O gesto do astronauta também pode ser interpretado como alguém que diz: "olha tudo o que eu posso fazer no espaço com essa máquina". As cores azul e verde predominantes remetem também à reciclagem. Já as estrelas representam a excelência na exploração espacial.

 

Contato