Em carreira

Aluna de Harvard disputada por empresas renomadas revela sua "fórmula de sucesso" nas entrevistas

Jessica conseguiu vagas de emprego em empresas como Google, Facebook, Apple, Goldman Sachs, Microsoft e Morgan Stanley

Entrevista de emprego
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Jessica Pointing, estudante de Ciência da Computação e Física em Harvard, foi aceita em empresas como Google, Facebook, Apple, Goldman Sachs, Microsoft, McKinsey, (empresa de consultoria empresarial americana), Bain, (empresa de consultoria empresarial global) e Morgan Stanley.

Em entrevista ao Infomoney, Jessica contou que sua "fórmula" é: preparação X relaxamento = entrevista de sucesso. Ela credita seu êxito a estar preparada para cada entrevista e se manter calma e relaxada. 

Aluna do terceiro ano de graduação, natural de Reading, na Inglaterra, Jessica acredita que se você seguir essa fórmula suas chances de conseguir uma vaga na empresa que quer aumentam significativamente. Ela tem um blog no qual auxilia jovens a conseguirem empregos e até entrarem na universidade com dicas e orientações sobre carreira. 

Quando questionada sobre que empresa optou, Jessica não revelou. Ela deu algumas dicas do que fez para passar em processos seletivos tão concorridos, e o que envolve esse processo de preparação e relaxamento para as entrevistas. Confira:

1. Faça a lição de casa

Segundo Jessica, o primeiro passo é estar preparado para determinada entrevista. “Eu tratei as entrevistas de estágio como se fossem aulas. Estudei a empresa, li sobre seus negócios. Me preparei para cada vaga, até porque durante esse estudo eu avaliava se eu realmente queria entrar para determinada companhia, realmente me dediquei”, conta Pointing. 

2. Prática e estratégia

É muito importante praticar antes de uma entrevista. Jessica conta que barrar o nervosismo na hora de conversar com o entrevistador pode ser muito difícil se você não se preparar antes. Por isso fazer a lição de casa é uma estratégia. "Quando você está preparado e conhece a vaga pela qual está concorrendo, você já chega mais seguro e confiante, mesmo com o frio na barriga", conta. 

Uma outra coisa que pode dar certo, é fazer algumas entrevistas antes de ir concorrer a uma vaga que você realmente queira. “Se inscreva em algumas vagas que tem a ver com o que você faz, mas que não são da empresa que você sonha em trabalhar. Isso pode ajudar você a relaxar, se preparar, e corrigir algumas coisas antes do 'grande dia'”, disse Jessica. Além disso, você eventualmente pode passar no processo dessas outras empresas, que pode ser válido mais para frente.

3. Tenha um plano B

Ter um plano B faz com que você vá mais relaxado para a entrevista daquela vaga que você mais almeja. E segundo Jessica, a segunda opção é qualquer outra alternativa que você pode fazer se não conseguir essa vaga de emprego ou estágio. "Se programe para não ficar desesperado, mande seu currículo para mais de um lugar", sugere.

Quer investir para impulsionar sua carreira? Abra uma conta na XP. 

4. O tempo deve fazer parte da sua programação

Se você quiser ser bem-sucedido na busca por um emprego, você deve investir seu tempo. Você precisa dedicar um período para ler sobre as vagas e companhias, selecionar para onde vai mandar os currículos, avaliar as empresas e fazer a melhor escolha para você naquele momento da sua vida. "O tempo é para se preparar e é importante usá-lo com sabedoria", afirma. 

5. Vá preparado para todos os tipos de perguntas

Uma das piores coisas durante uma entrevista de emprego é não saber a resposta para alguma pergunta, de acordo com Jessica. “Para enfrentar isso você deve ser primeiro honesto, mas sempre que der busque caminhos para responder à questão. Se for uma pergunta mais técnica tente pensar em soluções e apresentar algo para o entrevistador”, explica.

A estudante conta que é importante não só saber a parte técnica, mas estar preparado para uma conversa mais informal sobre a vida pessoal e seus comportamentos. Segundo ela, não adianta saber tudo sobre a parte técnica e não saber lidar com as pessoas. "É um conjunto de características que você apresenta na entrevista que faz a diferença", diz.

 

Contato