Morgan Stanley responde perguntas que todo estagiário gostaria de fazer, mas não faz

O que fazer? Como agir? Estou fazendo a coisa certa? Para essas e outras perguntas, você confere a resposta da equipe do Morgan Stanley

Mariana Zonta d'Ávila

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SÃO PAULO – Se você é ou já foi estagiário, sabe das dificuldades de começar em uma nova empresa, de se relacionar com a equipe e dos desafios diários que variam desde a primeira entrevista para garantir a vaga, até uma reunião de alto escalão com diversos executivos importantes. São milhares as perguntas e dúvidas que o estagiário nunca teve coragem de perguntar, mas que surgem diariamente em sua mente. O que fazer? Como agir em determinada situação? São muitas perguntas, mas poucas respostas.

O Morgan Stanley entende isso e, por esse motivo, indagou diversos de seus estagiários para entender quais seus maiores medos e incertezas. Além disso, para ajudar aqueles que partilham da mesma situação, a instituição questionou a sua equipe de diretores e de recursos humanos para responder as questões mais frequentes:

1- Como eu me diferencio dos demais candidatos que possuem as mesmas habilidades?

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“Primeiramente, o diferencial da empresa está no trabalho em grupo, ou seja, em como as equipes conseguem trabalhar em conjunto para ter a melhor performance e trazer resultados à empresa. Outro ponto crucial, por outro lado, é a sua proatividade: também é importante que você conclua tarefas a que se comprometeu, mas o diferencial será se você for além. Fazer mais análises do que o seu gerente espera para o projeto e uma tarefa que ninguém pediu que você fizesse, mas que você acredita que possa ajudar a sua equipe, por exemplo, lhe dará uma vantagem. Isso demonstra o seu interesse, o entendimento do produto, como você consegue se encaixar em um time e quão útil você pode ser”.

2- Há uma linha que difere ser útil de ser excessivamente ansioso e irritante? Como você sabe se cruzou essa linha?

“Sim, há uma linha, mas não se preocupe, pois é possível manter o equilíbrio. Em primeiro lugar, tenha em mente que nem sempre as pessoas estarão disponíveis para ajudar você. Se você possui alguma ideia que possa agregar a empresa, mande um e-mail ou pergunte ao seu supervisor se vocês podem conversar em algum momento ou então, escolha uma hora do dia em que ele não pareça estar muito ocupado. Outra dica é estar preparado para a reunião, anotando os pontos principais a serem abordados, para que você siga um caminho claro e objetivo na hora de se expressar”.

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3- Quando eu devo me posicionar em uma reunião e quando é melhor eu conversar a sós com o meu supervisor para fazer uma pergunta ou propor uma ideia? 

“Pergunta difícil, pois a resposta varia muito entre a área de atuação, diferentes grupos e empresas. Generalizando, a melhor sugestão é passar as primeiras semanas do seu estágio observando e sentindo o ambiente e como os demais funcionários trabalham. Muitos de nossos gerentes procuram por opiniões de estagiários para ter uma opinião mais nova a respeito do processo, ou para terem uma análise de um ângulo totalmente diferente. Porém, se você não tem certeza do seu parecer, opte por conversar com o seu superior após a reunião para propor a solução ou explicar a sua ideia”.

4- Eu posso conversar com pessoas de outros setores que eu tenha mais afinidade, ou isso pode prejudicar minhas chances de ser efetivado?

“Claro que você pode. Pense no seu estágio como entrevistas diárias, em que você precisa encontrar o lugar em que você se encaixa. Além disso, não interaja somente com as pessoas de sua área esperando ter uma melhor performance, mas busque tê-la em qualquer lugar da empresa”.

5- Eu posso ir para um happy hour com os colegas do trabalho ou isso pode parecer antiprofissional? 

“Sair para beber com colegas é uma ótima forma de conhecer novas pessoas, desde que sejam um ou dois drinks e não 22. Lembre-se ainda, de que quando você sai com colegas, você está representando o Morgan Stanley”.

6- Como abordar os meus colegas de trabalho para pedir tarefas, se parece que não há ninguém responsável pelo estagiário? 

“Como mencionado anteriormente, seja proativo. Quando em reuniões, anote os projetos que estão sendo citados e a função de cada um dos envolvidos. Além disso, escolha uma tarefa que você tenha interesse e procure surgir com algumas ideias para ajudar. Uma forma de fazer isso é enviar um e-mail para a pessoa responsável pelo projeto e dizer que você gostaria de auxiliar. Caso nada venha à mente do colega, apresente suas ideias e pergunte como pode ajudar”.

7- Se eu precisar de mais tempo para terminar um projeto, isso se refletirá de forma negativa? 

“Não, isso não vai gerar uma impressão negativa. Se você acha que um projeto levará mais tempo para ser concluído, então primeiro, avise o seu supervisor, já que perder um deadline pode ter um efeito em cascata no planejamento de outras pessoas. Tenha sempre em mente que mais comunicação é geralmente melhor do que a carência dela”.

8- Se eu não entender como algo funciona, como eu peço ajuda sem parecer inexperiente?

“Se você tiver dúvidas, procure por outros membros júnior da equipe. Se eles não puderem ajudar você, procure pelo seu supervisor. Lembre-se, que o modo como você reage aos problemas importa mais do que o fato de você não saber as respostas. Ao encontrar o seu supervisor, mostre tudo o que você já fez pelo projeto e diga que chegou a um ponto em que precisa de ajuda. Pergunte qual seria a melhor forma de resolver o problema e sempre proponha uma sugestão ao invés de simplesmente pedir auxílio”.

9- E se eu cometer um erro? Qual a melhor forma de resolver? Eu devo avisar meu supervisor e pedir desculpas, ou há uma forma mais adequada para admitir o erro?

“Todos nós cometemos erros, afinal, somos todos humanos. Erros de estagiários e traines são esperados, até porque, você está começando na carreira e aprendendo como as coisas funcionam. É importante, porém, que você reconheça que errou, entenda o motivo e saiba como evitar que aconteça novamente. Além disso, quando perceber o erro, conte imediatamente ao seu supervisor, pois isso irá demonstrar a sua integridade e a sua responsabilidade com o trabalho e com a empresa”.