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SÃO PAULO – A procura por oportunidades de emprego tem sido favorecida, principalmente, pela indicação de amigos e por anúncios em sites. Os dados foram divulgados pela Catho Online e fazem parte de uma recente pesquisa setorial que avalia o percentual de contratações no País no ano de 2011.
De acordo com levantamento, 59,4% dos profissionais atualmente empregados estabeleceram seu primeiro contato com os empregadores por meio da indicação de amigos e conhecidos. Como segundo meio efetivo de contratação aparecem os sites de classificados on-line, que viabilizaram 11% das oportunidades de trabalho.
Serviços on-line
O aumento do procura de vagas em meios on-line também tem sido observado nos últimos anos. Para se ter uma ideia, a busca de empregos em sites passou de 5,9% em 2007 para 11,11% nesta edição da Pesquisa de Executivos – que entrevistou 46 mil pessoas no mês de abril.
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As redes sociais, por sua vez, ocuparam a última posição do ranking e foram seguidas pelas empresas de recolocação e listas de e-mail, apontando tais meios como os que menos geram contratações.
Fonte de contratação do emprego atual (%) | |
---|---|
Indicação de amigos | 59,4% |
Sites de classificados online | 11,1% |
Trabalhe conosco/ envio direto | 6% |
Agência de empregos | 5,7% |
Anúncio jornal/ revista | 5,3% |
Consultoria de recrutamento | 2,5% |
Anúncio faculdade/ escola | 1,1% |
Anúncio em mural da empresa | 1,1% |
Listas de e-mail/ grupos | 0,7% |
Empresa de recolocação | 0,4% |
Redes sociais | 0,2% |
Outro meio | 6,6% |
Fonte: Pesquisa dos Executivos 2011 (Catho Online) |
Índice positivo
Dos 68% de profissionais desempregados que procuraram oportunidades em sites de classificados, 32% foram convocados para ao menos uma entrevista, segundo a pesquisa. Já no caso de trabalhadores empregados, dos 45% que fizeram uso do mesmo recurso, cerca de 44% foram convidados para uma avaliação pessoal.
“Com certeza essa é uma tendência expressiva que deva crescer cada vez mais.”, diz o diretor de Marketing da Catho Online, Adriano Meirinho.
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No entanto, a rede de relacionamentos do candidato novamente aparece como o meio mais utilizado para buscar uma colocação, conforme aparece na tabela abaixo:
Desempregados – Meio de procura de emprego (%) | |
---|---|
Networking | 70,1% |
Sites de emprego | 68% |
Correio/ e-mail | 66,4% |
Sites das próprias empresas | 60,7% |
Jornal/ revista | 58,8% |
Headhunter | 53,9% |
Redes sociais | 28,1% |
Fonte: Pesquisa dos Executivos 2011 (Catho Online) |
Para preencher suas vagas as empresas também têm recorrido aos sites de classificados, sendo este o meio utilizado por cerca de 22% dos recrutadores. No que refere-se às indicações, entretanto, elas costumam ser realizadas dentro da empresa (48%) e também fora da organização (27%).